O neoliberalismo e a constituição do sujeito professor de matemática que busca fazer sempre algo diferente
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Neoliberal forces And the constitution of the mathematics teacher who always seeks to do something different
Assunto
Resumo
Este artigo problematiza os discursos de docentes de Matemática acerca da constante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Nele procuramos às indagações: “Que discursos contemporâneos sustentam o movimento do docente de matemática que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Que relações guardam com o neoliberalismo?” Para isso foram realizadas entrevistas com professores de Matemática em escolas de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, B ...
Este artigo problematiza os discursos de docentes de Matemática acerca da constante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Nele procuramos às indagações: “Que discursos contemporâneos sustentam o movimento do docente de matemática que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Que relações guardam com o neoliberalismo?” Para isso foram realizadas entrevistas com professores de Matemática em escolas de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, Brasil. A análise dos resultados acorreu numa perspectiva foucaultiana de análise de discurso. Observamos que as enunciações apresentam reverberações de uma lógica neoliberal e que o conceito de “fazer diferente”, muitas vezes, é associado com inovação e que procuram romper com abordagens de ensino já consolidadas. Compreendemos esse rompimento com as práticas educacionais como um dos resultados da subjetivação das docentes por uma lógica neoliberal e uma lógica de fluidez que tem a instantaneidade e o curto prazo como características necessárias para atender as demandas atuais do mercado. Foi possível notar que a ideia do movimento de “fazer diferente” manifestada nas falas das docentes é impulsionada pela busca de motivação dos estudantes e, como consequência desse processo, tem-se a motivação do docente. Observamos ainda nas enunciações que as docentes vivem um regime de autocoerção e autoculpabilização, pois se culpam quando não podem fazer diferente e vivem um regime de autoexploração, pois demonstraram se submeter voluntariamente a um regime de trabalho no qual exigem de si um grande esforço na busca de maximização de seu desempenho. ...
Abstract
This article problematizes the discourses of Mathematics teachers about the constant need to do something different when teaching. In this article, we seek the questions: “What contemporary discourses support the movement of mathematics teachers who always seek to do something different in teaching? What connections do these discourses have with neoliberalism?” For this purpose, interviews were carried out with Mathematics teachers in schools in Novo Hamburgo, a metropolitan region of Porto Ale ...
This article problematizes the discourses of Mathematics teachers about the constant need to do something different when teaching. In this article, we seek the questions: “What contemporary discourses support the movement of mathematics teachers who always seek to do something different in teaching? What connections do these discourses have with neoliberalism?” For this purpose, interviews were carried out with Mathematics teachers in schools in Novo Hamburgo, a metropolitan region of Porto Alegre, Brazil. The analysis of the results took place from a Foucauldian perspective of discourse analysis. We observed that the statements present reverberations of a neoliberal logic and that the concept of “doing differently” is often associated with innovation and that they seek to break with already consolidated teaching approaches. We understand this break with educational practices as one of the results of the subjectivation of teachers by a neoliberal logic and a logic of fluidity that has instantaneity and short term as necessary characteristics to meet current market demands. It was possible to notice that the idea of the movement of “doing different” expressed in the teachers' statements is driven by the search for student motivation and, as a consequence of this process, there is the teacher's motivation. We also observed in the statements that the teachers live a regime of selfcoercion and self-blame, as they blame themselves when they cannot do different and they live a regime of self-exploitation, as they demonstrated that they voluntarily submit to a work regime in which they require a great effort from themselves in the search of maximizing its performance. ...
Contido em
Revemat : revista eletrônica de educação matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Edição especial (2024), 22 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
