O erro na matemática escolar : efeitos sobre o estudante da Educação de Jovens e Adultos
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
The error in School Mathematics : effects on the student of Youth and Adult education
Errores en matemática escolar : efectos en estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos
Assunto
Resumo
O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como os erros experimentados em sala de aula, especificamente aulas de Matemática, incidem sobre os alunos de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ferramentas teóricas que sustentam a investigação são provenientes do arcabouço conceitual de Michel Foucault, Sueli Rolnik e Félix Guattari. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas com estudantes do Ensino Médio de uma escola públi ...
O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como os erros experimentados em sala de aula, especificamente aulas de Matemática, incidem sobre os alunos de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ferramentas teóricas que sustentam a investigação são provenientes do arcabouço conceitual de Michel Foucault, Sueli Rolnik e Félix Guattari. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Para análise do material empírico, foram utilizadas as premissas que embasam a análise do discurso em Foucault. Como resultado da pesquisa, destacamos as linhas de fragilização e culpabilização que atravessam os(as) estudantes. Tais linhas microfísicas fazem com que o sujeito perca a força, enfraquecendo-o, debilitando-o e, de certa forma acabam por inibi-lo e reduzir sua potencialidade na realização das atividades de Matemática. ...
Abstract
This article aims to problematize the way in which errors experienced in the classroom affect students in Youth and Adult Education (EJA), specifically during Mathematics classes. The theorical tools that support this investigation come from the conceptualframework of Michel Foucault, Sueli Rolnik and Félix Guattari. From the methodological point of view, we have conducted observations in the classroom and interviews with high school students from a public school in the city of Porto Alegre, Ri ...
This article aims to problematize the way in which errors experienced in the classroom affect students in Youth and Adult Education (EJA), specifically during Mathematics classes. The theorical tools that support this investigation come from the conceptualframework of Michel Foucault, Sueli Rolnik and Félix Guattari. From the methodological point of view, we have conducted observations in the classroom and interviews with high school students from a public school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul state. For the analysis of the empirical material, we used the hypothesis that underlie Foucault’s discourse analysis. As the result of this research, we highlight the lines of fragility and blaming that cross the students. Such microphysical lines make the subject lose strength, weakening and debilitating him/her, and in a way end up inhibiting and reducing his potential in doing Mathematics activities. ...
Resumen
Este artículo tiene como objetivo problematizar la forma en que los errores experimentados en el aula, específicamente en las clases de Matemática, afectan a los estudiantes de las clases de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Las herramientas teóricas que sustentan la investigación provienen del marco conceptual de Michel Foucault, Sueli Rolnik y Félix Guattari. Desde el punto de vista metodológico, se realizaron observaciones de aula y entrevistas con estudiantes de secundaria de una escuel ...
Este artículo tiene como objetivo problematizar la forma en que los errores experimentados en el aula, específicamente en las clases de Matemática, afectan a los estudiantes de las clases de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Las herramientas teóricas que sustentan la investigación provienen del marco conceptual de Michel Foucault, Sueli Rolnik y Félix Guattari. Desde el punto de vista metodológico, se realizaron observaciones de aula y entrevistas con estudiantes de secundaria de una escuela pública de Porto Alegre/RS. Para analizar el material empírico se utilizaron las premisas que sustentan el análisis del discurso de Foucault. Como resultado de la investigación, destacamos las líneas de debilidad y culpa que atraviesan los estudiantes. Tales líneas microfísicas hacen que el sujeto pierda fuerza, debilitándolo, debilitándolo y, en cierto modo, terminan por inhibirlo y reducir su potencial en la realización de actividades Matemáticas. ...
Contido em
CoInspiração : revista dos professores que ensinam matemática [recurso eletrônico]. Cáceres, MT. Vol. 6 (jan./dez. 2023), e2023010, 19 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
