Educação em tempos neoliberais : problematizando os discursos docentes sobre o “fazer diferente”
dc.contributor.author | Lauxen Neto, Guilherme Franklin | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Cláudia Glavam | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T06:58:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5153 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/283795 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo problematiza as enunciações de docentes de matemática sobre a constante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Dedicamo-nos a responder à indagação: Que discursos contemporâneos sustentam o movimento do docente de matemática que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Assim, foram realizadas entrevistas com professores de matemática em escolas de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre. A análise dos resultados foi feita utilizando a perspectiva foucaultiana de análise de discurso. Observamos que esses discursos estão associados a uma lógica neoliberal e que o conceito de "fazer diferente" muitas vezes se confunde com inovação. Também observamos que esses discursos podem ser compreendidos como disruptivos, pois rompem com abordagens de ensino já consolidadas. Essa busca por inovação pode estar relacionada à motivação dos estudantes e à automotivação dos docentes. Percebemos também que a busca pelo fazer diferente, pela busca de motivação e automotivação pode ser cansativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo problematiza as enunciações de docentes de matemática sobre a constante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Dedicamo-nos a responder à indagação: Que discursos contemporâneos sustentam o movimento do docente de matemática que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Assim, foram realizadas entrevistas com professores de matemática em escolas de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre. A análise dos resultados foi feita utilizando a perspectiva foucaultiana de análise de discurso. Observamos que esses discursos estão associados a uma lógica neoliberal e que o conceito de "fazer diferente" muitas vezes se confunde com inovação. Também observamos que esses discursos podem ser compreendidos como disruptivos, pois rompem com abordagens de ensino já consolidadas. Essa busca por inovação pode estar relacionada à motivação dos estudantes e à automotivação dos docentes. Percebemos também que a busca pelo fazer diferente, pela busca de motivação e automotivação pode ser cansativa. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 17 (2024), 23 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Neoliberalism | en |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Inovação educacional | pt_BR |
dc.subject | Doing different | en |
dc.subject | Innovation | en |
dc.subject | Disruptive education | en |
dc.title | Educação em tempos neoliberais : problematizando os discursos docentes sobre o “fazer diferente” | pt_BR |
dc.title.alternative | Education in neoliberal times : problematizing teaching discourses about “doing differently" | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001209936 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42430)Ciências Humanas (7377)