Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLauxen Neto, Guilherme Franklinpt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T06:58:06Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1982-5153pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283795pt_BR
dc.description.abstractEste artigo problematiza as enunciações de docentes de matemática sobre a constante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Dedicamo-nos a responder à indagação: Que discursos contemporâneos sustentam o movimento do docente de matemática que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Assim, foram realizadas entrevistas com professores de matemática em escolas de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre. A análise dos resultados foi feita utilizando a perspectiva foucaultiana de análise de discurso. Observamos que esses discursos estão associados a uma lógica neoliberal e que o conceito de "fazer diferente" muitas vezes se confunde com inovação. Também observamos que esses discursos podem ser compreendidos como disruptivos, pois rompem com abordagens de ensino já consolidadas. Essa busca por inovação pode estar relacionada à motivação dos estudantes e à automotivação dos docentes. Percebemos também que a busca pelo fazer diferente, pela busca de motivação e automotivação pode ser cansativa.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo problematiza as enunciações de docentes de matemática sobre a constante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Dedicamo-nos a responder à indagação: Que discursos contemporâneos sustentam o movimento do docente de matemática que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Assim, foram realizadas entrevistas com professores de matemática em escolas de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre. A análise dos resultados foi feita utilizando a perspectiva foucaultiana de análise de discurso. Observamos que esses discursos estão associados a uma lógica neoliberal e que o conceito de "fazer diferente" muitas vezes se confunde com inovação. Também observamos que esses discursos podem ser compreendidos como disruptivos, pois rompem com abordagens de ensino já consolidadas. Essa busca por inovação pode estar relacionada à motivação dos estudantes e à automotivação dos docentes. Percebemos também que a busca pelo fazer diferente, pela busca de motivação e automotivação pode ser cansativa.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 17 (2024), 23 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectDoing differenten
dc.subjectInnovationen
dc.subjectDisruptive educationen
dc.titleEducação em tempos neoliberais : problematizando os discursos docentes sobre o “fazer diferente”pt_BR
dc.title.alternativeEducation in neoliberal times : problematizing teaching discourses about “doing differently"en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001209936pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem