O erro na matemática escolar e a decepção : impactos nos estudantes
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Error in school mathematics and disappointment : impacts on students
Assunto
Resumo
O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como a decepção causada pelos erros vivenciados em aulas de matemática incide nos estudantes de turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As experiências das aulas de matemática surgiram como ponto de partida para o estudo voltado para a forma como o aluno percebe o seu desempenho em sala de aula e como são suas reações frente aos erros cometidos em exercícios e avaliações escolares. Por meio de observações e entrevistas com estudante ...
O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como a decepção causada pelos erros vivenciados em aulas de matemática incide nos estudantes de turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As experiências das aulas de matemática surgiram como ponto de partida para o estudo voltado para a forma como o aluno percebe o seu desempenho em sala de aula e como são suas reações frente aos erros cometidos em exercícios e avaliações escolares. Por meio de observações e entrevistas com estudantes de uma escola pública de Porto Alegre, pudemos obter as impressões dos alunos e as análises das enunciações foram feitas a partir das ideias de Michel Foucault, que nos levaram aos resultados apresentados no texto. ...
Abstract
This article aims to problematize how the disappointment caused by errors expe-rienced in mathematics classes affects students in EJA (Youth and Adult Education) classes. The experiences in mathematics classes served as the starting point for the study, focusing on how students perceive their performance in the classroom and their reactions to errors made in exercises and school assessments. Through observations and interviews with stu-dents from a public school in Porto Alegre, we gathered stu ...
This article aims to problematize how the disappointment caused by errors expe-rienced in mathematics classes affects students in EJA (Youth and Adult Education) classes. The experiences in mathematics classes served as the starting point for the study, focusing on how students perceive their performance in the classroom and their reactions to errors made in exercises and school assessments. Through observations and interviews with stu-dents from a public school in Porto Alegre, we gathered students' impressions, and the anal-ysis of the statements was based on Michel Foucault's ideas, leading to the results pre-sented in the text. ...
Contido em
Revista Acadêmica Licencia&acturas [recurso eletrônico]. Ivoti, RS. Vol. 12, n. 1 (jan./jun. 2024), p. 79-94
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
