Percepções e satisfação docente acerca de um curso de formação continuada de professores
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Outro título
Teacher perceptions and satisfaction regarding a continuous teacher training course
Assunto
Resumo
Este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: “Como um curso de formação de professores pode contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional de professores?”. O objetivo do presente estudo é investigar as percepções e satisfação de docentes acerca de um curso de formação continuada de professores. O estudo foi apresenta uma perspectiva explicativa-qualitativa e utiliza o método pesquisa-participante. Aplicou-se um questionário com perguntas acerca da satisfação dos parti ...
Este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: “Como um curso de formação de professores pode contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional de professores?”. O objetivo do presente estudo é investigar as percepções e satisfação de docentes acerca de um curso de formação continuada de professores. O estudo foi apresenta uma perspectiva explicativa-qualitativa e utiliza o método pesquisa-participante. Aplicou-se um questionário com perguntas acerca da satisfação dos participantes com relação ao conteúdo do curso, ao suporte técnico e pedagógico e suas percepções com relação à contribuição das oficinas para o desenvolvimento profissional e a possíveis temáticas não abordadas. Para análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados foram divididos em seções, as quais apresentam as percepções das participantes com relação às temáticas abordadas, a aplicabilidade e a contribuição profissional no que diz respeito aos conteúdos do curso e a satisfação das professoras acerca da organização da formação. Pode-se constatar satisfação por grande parte das professoras participantes do curso de formação, com relação ao conteúdo abordado e à organização, à assistência e ao apoio oferecidos pelos organizadores do programa. Também houve a apresentação de percepções positivas a respeito da contribuição das temáticas para seu desenvolvimento profissional. Além disso, foi possível apontar a importância de eventos formativos como este, os quais oferecem oportunidades para incentivar os professores a buscar inovação em seus conhecimentos e a aprofundar as práticas pedagógicas já existentes, com vistas ao aprimoramento da atuação docente. ...
Abstract
This study is based on the following research problem: “How can a teacher education course make a significant contribution to the professional development of teachers?”. The aim of this study is to investigate the perceptions and satisfaction of teachers regarding a continuing education course for teachers. The study adopts an explanatory-qualitative perspective, and uses the participatory research method. A questionnaire was applied with questions about the participants’ satisfaction regarding ...
This study is based on the following research problem: “How can a teacher education course make a significant contribution to the professional development of teachers?”. The aim of this study is to investigate the perceptions and satisfaction of teachers regarding a continuing education course for teachers. The study adopts an explanatory-qualitative perspective, and uses the participatory research method. A questionnaire was applied with questions about the participants’ satisfaction regarding the course content, technical and pedagogical support, and their perceptions regarding the contribution of the workshops to professional development, as well as possible topics that were not addressed. For data analysis, the content analysis methodology was used. The results were divided into sections, which present the participants’ perceptions regarding the topics covered, the applicability and professional contribution regarding the course content, and the satisfaction of the teachers regarding the organization of the training. It was found that a large majority of the participating teachers were satisfied with the training course, both regarding the content covered and the organization, assistance, and support provided by the program organizers. They also expressed positive perceptions regarding the contribution of the topics to their professional development. It was also possible to highlight the importance of training events like this, which offer opportunities to encourage teachers to seek innovation in their knowledge and deepen existing pedagogical practices in order to enhance their teaching performance. ...
Contido em
# Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia [recurso eletrônico]. Canoas, RS. Vol. 13, n. 1 (2024), 14 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
