A literaturalização das ciências articulada à contação de histórias e ao teatro
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Assunto
Resumo
Este capítulo discute e reflete sobre a literaturalização das ciências em articulação com a contação de histórias e o desenvolvimento de peças de teatro, para a construção do conhecimento. O objetivo do estudo é construir conhecimentos a partir de uma proposta pedagógica que explore os conceitos da literaturalização das ciências, da contação de histórias e do teatro, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, contemplando, de forma interdisciplinar, os conhecimentos das disciplinas de Líng ...
Este capítulo discute e reflete sobre a literaturalização das ciências em articulação com a contação de histórias e o desenvolvimento de peças de teatro, para a construção do conhecimento. O objetivo do estudo é construir conhecimentos a partir de uma proposta pedagógica que explore os conceitos da literaturalização das ciências, da contação de histórias e do teatro, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, contemplando, de forma interdisciplinar, os conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes. A partir das pesquisas desenvolvidas por Reis (2022) e Szezecinski (2023), foi criada a proposta pedagógica relacionando os conhecimentos abordados do folclore gaúcho e contemplando objetos de conhecimento de Língua Portuguesa, História e Artes, fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma que contribuam para a construção do conhecimento e o processo de aprendizagem dos estudantes participantes. Por meio da história recontada do Negrinho do Pastoreio, a proposta pedagógica convida professores e alunos a uma co-criação,assim como a ressignificação da lenda e o desenvolvimento da autonomia, autoria, protagonismo, cooperação e criatividade, na contação de história e no teatro. Neste contexto, este capítulo propõe um estudo teórico, apresentando possibilidades de construir conhecimentos por meio da literaturalização das ciências. ...
Contido em
Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2024. 298 p. ISBN: 9788595091498. p. 37-52
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5801)Ciências Humanas (1823)
Este item está licenciado na Creative Commons License