Processo de trabalho da equipe multiprofissional nos serviços de atenção primária à saúde com a inserção do estagiário da graduação em odontologia
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Data
2016Tipo
Assunto
Resumo
O artigo trata de pesquisa qualitativa (estudo de caso) cujo objetivo foi analisar a presença do estagiário, estudante de graduação em Odontologia, no período do estágio curricular em relação ao processo de trabalho da equipe de saúde multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS). A coleta de dados aconteceu por meio da realização de entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas. A amostra foi intencional por saturação (10 estudantes e 10 preceptores). Os dados foram int ...
O artigo trata de pesquisa qualitativa (estudo de caso) cujo objetivo foi analisar a presença do estagiário, estudante de graduação em Odontologia, no período do estágio curricular em relação ao processo de trabalho da equipe de saúde multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS). A coleta de dados aconteceu por meio da realização de entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas. A amostra foi intencional por saturação (10 estudantes e 10 preceptores). Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados mostraram que a presença dos estagiários nos serviços de APS possibilita uma atualização permanente dos trabalhadores da saúde que convivem com esses estudantes. O perfil questionador do estudante de graduação instiga a equipe a refletir sobre o fazer saúde e a buscar a melhoria do processo de cuidado. O estudante engajado à equipe pode ser um facilitador do atendimento clínico odontológico por agregar a equipe de saúde bucal da Unidade de Saúde. As vivências anteriores na graduação e a maneira de se relacionar com a equipe vão influenciar no processo de aceitação ou integração deste estagiário, tanto pelos profissionais da saúde como pela comunidade que acessa o serviço. A presença do estagiário tem potencial para afetar o processo de trabalho das equipes de saúde por trazer conhecimentos atualizados, propiciando uma atualização permanente dos trabalhadores do SUS; por instigar a equipe a repensar sobre o fazer saúde e pela busca da melhoria dos serviços para seus usuários (perfil observador e problematizador do estagiário); por potencializar a atenção à saúde bucal oferecida aos usuários do SUS, além de fortalecer o processo de trabalho ao conseguir estabelecer vínculos com a equipe e com os usuários. ...
Contido em
Revista Gepesvida. São José. Vol. 2, n. 2 (2016), p. 136-152
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