Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da Odontologia
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Data
2016Tipo
Resumo
A implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde no Brasil, incluindo a Odontologia, trouxe a necessidade da integração do ensino com o Sistema Único de Saúde. Essa integração é possibilitada pela experiência dos estudantes nos estágios curriculares junto aos serviços públicos de saúde, acompanhados pelo preceptor, profissional que atua no serviço. O objetivo desta pesquisa foi compreender a percepção dos cirurgiões-dentistas, profes-sores supervisores e estud ...
A implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde no Brasil, incluindo a Odontologia, trouxe a necessidade da integração do ensino com o Sistema Único de Saúde. Essa integração é possibilitada pela experiência dos estudantes nos estágios curriculares junto aos serviços públicos de saúde, acompanhados pelo preceptor, profissional que atua no serviço. O objetivo desta pesquisa foi compreender a percepção dos cirurgiões-dentistas, profes-sores supervisores e estudantes sobre os preceptores do estágio curricular supervi-sionado da Odontologia na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de um estudo exploratório qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes, professores e preceptores (n=20) vinculados ao estágio curricular do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos serviços de APS. O preceptor cirurgião-dentista foi percebido como o profissional que insere e integra o estudante à equipe de saúde e à rotina do serviço durante o estágio. Quando demonstrou receptividade ao estu-dante, competência didático-pedagógica e segurança no trabalho, atuou como facilitador da aprendizagem. Experiências positivas de preceptoria, junto a um profissional considerado ‘competente’, resultaram em um modelo de trabalhador e colega para os estudantes. A relação do estudante com o preceptor não foi percebida como a que o estudante tem com o professor na universidade. A aproximação da universidade ao preceptor do estágio, apoiando-o nas atividades que desenvolve com os estudantes no cotidiano do trabalho deve ser entendida como condição necessária para a integração ensino-serviço-comunidade. ...
Contido em
Revista da ABENO. São Paulo. Vol. 16, n. 1 (jan./mar. 2016), p. 2-12
Origem
Nacional
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