“They’re coming to get you” : uma análise comparativa das monstruosidades em duas versões de A Noite dos Mortos-Vivos (1968; 1990) de George Romero
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Zumbis vagam pela Terra há décadas. Presente na literatura e no cinema desde o início do século XX através da figura da criatura haitiana que volta à vida por obra de vodu, o zumbi ganha novas facetas em 1968, com A Noite dos Mortos-Vivos, quando George Romero estreia no cinema independente. Mas não só os mortos-vivos são monstruosos na trama, os vivos são uma ameaça igual ou maior à sobrevivência humana, mostrando que o Outro pode estar mais próximo de "nós" do que d"eles". Em 1990, a obra gan ...
Zumbis vagam pela Terra há décadas. Presente na literatura e no cinema desde o início do século XX através da figura da criatura haitiana que volta à vida por obra de vodu, o zumbi ganha novas facetas em 1968, com A Noite dos Mortos-Vivos, quando George Romero estreia no cinema independente. Mas não só os mortos-vivos são monstruosos na trama, os vivos são uma ameaça igual ou maior à sobrevivência humana, mostrando que o Outro pode estar mais próximo de "nós" do que d"eles". Em 1990, a obra ganha uma releitura, de mesmo núcleo narrativo e adaptada ao momento cultural da época. Este trabalho tem por objetivo uma análise comparativa entre as duas versões, apoiando-se em estudiosos como Noël Carroll (1990) e Jeffrey Jerome Cohen (1996), investigando as monstruosidades presentes no universo de Romero. Para tanto, é traçado um breve percurso pelos estudos do gótico e delineado um panorama geral da franquia, a fim de inserir as duas versões em contexto, culminando finalmente no paralelo entre as obras em comentário. Depois de uma comparação geral, três aspectos são investigados em maior profundidade: Ben, o personagem principal, que muda o rumo da história por sua etnia, modificando a leitura e recepção da obra; Barbra, a falsa protagonista da versão original, que toma a frente da história no remake, em uma ressignificação do feminino em obras de horror contemporâneas; e os zumbis, que ganham cores, nomes e tratamentos diferentes. É possível notar que os monstros são criaturas de seu tempo, numa representação do Outro cultural, e remakes de obras clássicas trazem novas formas de olhar não só a monstruosidade como também a própria sociedade. ...
Abstract
Zombies have wander around the Earth for decades. Present in literature and cinema since the early 20th century, in the figure of the Haitian creature brought back to life by voodoo, the zombie takes on new facets in 1968 in Night of the Living Dead, when George Romero made his debut in independent cinema. However, the undead are not the only monsters in the story; the livings pose an equal or greater threat to human survival, showing that the Other may be closer to “us” than to “them.” In 1990 ...
Zombies have wander around the Earth for decades. Present in literature and cinema since the early 20th century, in the figure of the Haitian creature brought back to life by voodoo, the zombie takes on new facets in 1968 in Night of the Living Dead, when George Romero made his debut in independent cinema. However, the undead are not the only monsters in the story; the livings pose an equal or greater threat to human survival, showing that the Other may be closer to “us” than to “them.” In 1990, a remake was released, with the same narrative core but adapted to the cultural moment of the time. This study aims to provide a comparative analysis between the two versions, drawing on scholars such as Noël Carroll (1990) and Jeffrey Jerome Cohen (1996) to investigate the monstrosities present in Romero’s universe. To do so, the study outlines a brief history of Gothic studies and provides a general overview of the franchise, contextualizing both versions and culminating in a parallel between the movies under discussion. After a comparison of the main topics of the movies, three aspects are examined in greater depth: Ben, the main character, who alters the course of the story due to the color of his skin, changing the interpretation and reception of the work; Barbra, the false protagonist of the original version, who takes center stage in the remake, offering a reinterpretation of femininity in contemporary horror works; and the zombies themselves, who are depicted with different colors, names, and treatments. It is evident that monsters are creatures of their time, representing the cultural “Other,” and remakes of classic works offer new perspectives not only on monstrosity but on society itself. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bacharelado.
Coleções
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TCC Letras (1261)
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