Escrevendo vidas : autobiografia e biografia como jornada de aprendizado na EJA - um relato de prática
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo, constituído como um relato de experiência do estágio obrigatório realizado na UFRGS, discute a relevância dos gêneros autobiográfico e biográfico como ferramentas de ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Argumenta-se que a EJA necessita de um currículo que valorize as experiências do alunado e que esses gêneros literários possibilitam o reconhecimento e a reflexão sobre a trajetória de vida individual, além do desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Através da ...
Este estudo, constituído como um relato de experiência do estágio obrigatório realizado na UFRGS, discute a relevância dos gêneros autobiográfico e biográfico como ferramentas de ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Argumenta-se que a EJA necessita de um currículo que valorize as experiências do alunado e que esses gêneros literários possibilitam o reconhecimento e a reflexão sobre a trajetória de vida individual, além do desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Através da análise de textos e da produção de narrativas autobiográficas, os alunos da EJA puderam fortalecer sua aptidão textual, aprimorar sua linguagem e construir uma identidade crítica e autônoma. Os estudantes que participaram do projeto pertenciam ao primeiro e ao segundo ano do ensino médio. Considerando ambas as turmas, pode-se contabilizar um total de doze alunos frequentes. As turmas apresentavam uma ampla faixa etária, variando entre 18 e 50 anos de idade. Grande parte do corpo discente encontrava-se em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a escola está localizada em uma área periférica da cidade de Porto Alegre e é uma instituição de pequeno porte, com aulas oferecidas nos períodos da manhã, tarde e noite. Em suma, essa experiência foi um grande avanço na minha carreira profissional e me conectou profundamente ao processo educacional. Pude adotar um método de ensino que estimulava os estudantes a reconhecer e apreciar suas vivências. Os resultados foram positivos, ampliando minha função como educador. Isso me permitiu ir além do papel tradicional de autoridade central na sala de aula e adotar uma postura mais participativa, possibilitando assim o aprendizado em conjunto com todos os estudantes. ...
Abstract
This study, constituted as an experiential report of the mandatory internship conducted at UFRGS, discusses the relevance of genres such as autobiography and biography as teaching tools in the Education of Young and Adult Learners (EJA). It is argued that EJA requires a curriculum that values the experiences of the students and that these literary genres enable the recognition and reflection on individual life trajectories, in addition to the development of reading and writing skills. Through t ...
This study, constituted as an experiential report of the mandatory internship conducted at UFRGS, discusses the relevance of genres such as autobiography and biography as teaching tools in the Education of Young and Adult Learners (EJA). It is argued that EJA requires a curriculum that values the experiences of the students and that these literary genres enable the recognition and reflection on individual life trajectories, in addition to the development of reading and writing skills. Through the analysis of texts and the production of autobiographical narratives, EJA students can strengthen their textual aptitude, improve their language skills, and build a critical and autonomous identity. The students who participated in the project were in the first and second years of high school. Considering both classes, a total of twelve regular students were accounted for. The classes exhibited a wide age range, varying from 18 to 50 years old. A significant portion of the student body was in a situation of social vulnerability. Currently, the school is located in a peripheral area of the city of Porto Alegre and is a small institution, offering classes in the morning, afternoon, and evening. In summary, this experience was a significant advancement in my professional career and deeply connected me to the educational process. I was able to adopt a teaching method that encouraged students to recognize and appreciate their experiences. The results were positive, expanding my role as an educator. This allowed me to move beyond the traditional role of central authority in the classroom and adopt a more participatory stance, thereby enabling joint learning with all the students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1380)
Este item está licenciado na Creative Commons License


