Gordança : celebrando corporeidades gordas na dança do sul do mundo
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Assunto
Resumo
O artigo reflete sobre questões que mobilizaram o processo de criação do espetáculo Gordança: uma palestra dançada(2023), identificando desafios e violências que a gordofobia e a pressão estética impõem à sociedade contemporânea, e, mais especificamente, à própria existência de bailarinas gordas. Para tanto, são exploradas as relações entre colonialidade, capitalismoe gordofobia,por meio do reconhecimento de suas heranças e localizações. Desde o sul do sul do Brasil, na perspectiva de uma pesqu ...
O artigo reflete sobre questões que mobilizaram o processo de criação do espetáculo Gordança: uma palestra dançada(2023), identificando desafios e violências que a gordofobia e a pressão estética impõem à sociedade contemporânea, e, mais especificamente, à própria existência de bailarinas gordas. Para tanto, são exploradas as relações entre colonialidade, capitalismoe gordofobia,por meio do reconhecimento de suas heranças e localizações. Desde o sul do sul do Brasil, na perspectiva de uma pesquisa artística, o trabalho problematiza padrões corporais e afirma a necessidade de celebrar a diversidade, incluindo as curvas, dobras e remelexos de mulheres gordas que dançam. ...
Abstract
The article reflects on issues that mobilized the creative process of Gordança: uma palestra dançada (2023), identifying the challenges and violences that fatphobia and aesthetic pressure impose on contemporary society, and, more specifically, on the very existence of fat dancers. To this end, the relationships between coloniality, capitalism and fatphobia are explored, through the recognition of their legacies and locations. From the south of Brazil, from the perspective of artistic research, ...
The article reflects on issues that mobilized the creative process of Gordança: uma palestra dançada (2023), identifying the challenges and violences that fatphobia and aesthetic pressure impose on contemporary society, and, more specifically, on the very existence of fat dancers. To this end, the relationships between coloniality, capitalism and fatphobia are explored, through the recognition of their legacies and locations. From the south of Brazil, from the perspective of artistic research, the work problematizes body patterns and affirms the need to celebrate diversity, including the curves and movements of fat women who dance. ...
Resumen
Gordança: uma palestra dançada(2023), identificando desafíos y violencias que la gordofobia y la presión estética imponen a la sociedad contemporánea y, más específicamente, a la existencia misma de las bailarinas gordas. Para esto, se exploran las relaciones entre colonialidad, capitalismo y gordofobia, a través del reconocimiento de sus herencias y ubicaciones. Desde el sur de Brasil, desde la perspectiva de una investigación artística, el trabajo problematiza los patrones corporales y afirma ...
Gordança: uma palestra dançada(2023), identificando desafíos y violencias que la gordofobia y la presión estética imponen a la sociedad contemporánea y, más específicamente, a la existencia misma de las bailarinas gordas. Para esto, se exploran las relaciones entre colonialidad, capitalismo y gordofobia, a través del reconocimiento de sus herencias y ubicaciones. Desde el sur de Brasil, desde la perspectiva de una investigación artística, el trabajo problematiza los patrones corporales y afirma la necesidad de celebrar la diversidad, incluyendo las curvas, pliegues y movimientos de las mujeres gordas que bailan. ...
Contido em
Urdimento : Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis. Vol. 3, n. 52 (set. 2024), p. 1-26
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Linguística, Letras e Artes (3004)
Este item está licenciado na Creative Commons License


