Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFagundes, Silvia Patriciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Renata Teixeira Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-04T06:56:34Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2358-6958pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282994pt_BR
dc.description.abstractO artigo reflete sobre questões que mobilizaram o processo de criação do espetáculo Gordança: uma palestra dançada(2023), identificando desafios e violências que a gordofobia e a pressão estética impõem à sociedade contemporânea, e, mais especificamente, à própria existência de bailarinas gordas. Para tanto, são exploradas as relações entre colonialidade, capitalismoe gordofobia,por meio do reconhecimento de suas heranças e localizações. Desde o sul do sul do Brasil, na perspectiva de uma pesquisa artística, o trabalho problematiza padrões corporais e afirma a necessidade de celebrar a diversidade, incluindo as curvas, dobras e remelexos de mulheres gordas que dançam.pt_BR
dc.description.abstractThe article reflects on issues that mobilized the creative process of Gordança: uma palestra dançada (2023), identifying the challenges and violences that fatphobia and aesthetic pressure impose on contemporary society, and, more specifically, on the very existence of fat dancers. To this end, the relationships between coloniality, capitalism and fatphobia are explored, through the recognition of their legacies and locations. From the south of Brazil, from the perspective of artistic research, the work problematizes body patterns and affirms the need to celebrate diversity, including the curves and movements of fat women who dance.en
dc.description.abstractGordança: uma palestra dançada(2023), identificando desafíos y violencias que la gordofobia y la presión estética imponen a la sociedad contemporánea y, más específicamente, a la existencia misma de las bailarinas gordas. Para esto, se exploran las relaciones entre colonialidad, capitalismo y gordofobia, a través del reconocimiento de sus herencias y ubicaciones. Desde el sur de Brasil, desde la perspectiva de una investigación artística, el trabajo problematiza los patrones corporales y afirma la necesidad de celebrar la diversidad, incluyendo las curvas, pliegues y movimientos de las mujeres gordas que bailan.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofUrdimento : Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis. Vol. 3, n. 52 (set. 2024), p. 1-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGordançaen
dc.subjectGordofobiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectFatphobiaen
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectFat bodyen
dc.subjectCorporalidadept_BR
dc.subjectPerforming Artsen
dc.subjectGordançaes
dc.subjectDanzaes
dc.subjectGordofobiaes
dc.subjectCorporalidad Gordaes
dc.subjectArtes escénicases
dc.titleGordança : celebrando corporeidades gordas na dança do sul do mundopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213262pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples