Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, Herik Zednikpt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorKlering, Luis Roquept_BR
dc.contributor.authorGarcía-Valcárcel, Anapt_BR
dc.contributor.authorGuerra, Eder Paulus Moraespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-24T06:55:34Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2318-8839pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282792pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe uma Taxonomia e uma Matriz de Decisão das Tecnologias Digitais na Educação (TDE), cujo objetivo é colaborar com os professores na escolha e incorporação das tecnologias digitais em sala de aula. A análise se caracterizou por utilizar uma metodologia teórica descritiva fundamentada nos estudosde Manning y Johnson e na teoria Hype-cyclede Gartner. O resultado considera quatro categorias centrais: Autoria; Busca, Armazenamento e Socialização; Imersividade Virtual; e Tecnologia Assistiva. Todas estas contem ferramentas específicas que se subdividem em razão de suas características. A matriz de decisão permite aos professores conhecer e avaliar ferramentas individuais e determinar quais dessas atendem às necessidades de ensino, previamente planejadas.pt_BR
dc.description.abstractThis article proposes a Taxonomy and Decision Matrix for Digital Technology in Education (DTE), with the aim of collaborating with professors in choosing and incorporating digital technology into the classroom. A descriptive theoretical framework was used, based on studies by Manning and Johnson as well as Gartner’s Hyper Cycle method. The result considers four main categories: Authorship; Searching, Storage and Socialization; Virtual Immersion; and Assistive Technology. All of these contain specific tools that are subdivided according to their characteristics. The decision matrix allows professors to familiarize themselves with and assess individual tools to determine which of them meet their previously establish teaching needs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTecnologias, sociedade e conhecimento. Campinas, SP. Vol. 2, n. 1 (nov. 2014), p. 85-104pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDecision Matrixen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectDigital Technologyen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTaxonomyen
dc.titleTaxonomia e matriz de decisão das tecnologias digitais na educação : proposta de apoio à incorporação da tecnologia em sala de aulapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001216275pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples