Taxonomia e matriz de decisão das tecnologias digitais na educação : proposta de apoio à incorporação da tecnologia em sala de aula
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Data
2014Autor
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Resumo
Este artigo propõe uma Taxonomia e uma Matriz de Decisão das Tecnologias Digitais na Educação (TDE), cujo objetivo é colaborar com os professores na escolha e incorporação das tecnologias digitais em sala de aula. A análise se caracterizou por utilizar uma metodologia teórica descritiva fundamentada nos estudosde Manning y Johnson e na teoria Hype-cyclede Gartner. O resultado considera quatro categorias centrais: Autoria; Busca, Armazenamento e Socialização; Imersividade Virtual; e Tecnologia A ...
Este artigo propõe uma Taxonomia e uma Matriz de Decisão das Tecnologias Digitais na Educação (TDE), cujo objetivo é colaborar com os professores na escolha e incorporação das tecnologias digitais em sala de aula. A análise se caracterizou por utilizar uma metodologia teórica descritiva fundamentada nos estudosde Manning y Johnson e na teoria Hype-cyclede Gartner. O resultado considera quatro categorias centrais: Autoria; Busca, Armazenamento e Socialização; Imersividade Virtual; e Tecnologia Assistiva. Todas estas contem ferramentas específicas que se subdividem em razão de suas características. A matriz de decisão permite aos professores conhecer e avaliar ferramentas individuais e determinar quais dessas atendem às necessidades de ensino, previamente planejadas. ...
Abstract
This article proposes a Taxonomy and Decision Matrix for Digital Technology in Education (DTE), with the aim of collaborating with professors in choosing and incorporating digital technology into the classroom. A descriptive theoretical framework was used, based on studies by Manning and Johnson as well as Gartner’s Hyper Cycle method. The result considers four main categories: Authorship; Searching, Storage and Socialization; Virtual Immersion; and Assistive Technology. All of these contain sp ...
This article proposes a Taxonomy and Decision Matrix for Digital Technology in Education (DTE), with the aim of collaborating with professors in choosing and incorporating digital technology into the classroom. A descriptive theoretical framework was used, based on studies by Manning and Johnson as well as Gartner’s Hyper Cycle method. The result considers four main categories: Authorship; Searching, Storage and Socialization; Virtual Immersion; and Assistive Technology. All of these contain specific tools that are subdivided according to their characteristics. The decision matrix allows professors to familiarize themselves with and assess individual tools to determine which of them meet their previously establish teaching needs. ...
Contido em
Tecnologias, sociedade e conhecimento. Campinas, SP. Vol. 2, n. 1 (nov. 2014), p. 85-104
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