"Nossos filhos na mata" : memórias e representações da Guerrilha do Araguaia
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2024Author
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"Nossos filhos na mata" : memories and representation of the Araguaia Guerrilla
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo resulta de uma experiência na disciplina de Estágio de Docência em História - Educação Patrimonial, oferecida pelo Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado através do acervo de Ermelinda Bronca, que está salvaguardado no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, e do acervo pessoal de Sônia Haas. A atividade, destinada aos estudantes do Ensino Médio, contextualiza a Guerrilha do Araguaia, visando humanizar a atuação desses guerrilhe ...
O artigo resulta de uma experiência na disciplina de Estágio de Docência em História - Educação Patrimonial, oferecida pelo Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado através do acervo de Ermelinda Bronca, que está salvaguardado no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, e do acervo pessoal de Sônia Haas. A atividade, destinada aos estudantes do Ensino Médio, contextualiza a Guerrilha do Araguaia, visando humanizar a atuação desses guerrilheiros, e compara as suas representações nos Jornais Zero Hora e Tortura Nunca Mais. Dessa maneira a ação é dividida em três momentos: apresentação do acervo e contextualização da Guerrilha, análise dos jornais e, por fim, reflexão sobre as representações do Araguaia nos referidos jornais. Optamos por priorizar as experiências e representações de quatro guerrilheiros: Dina, Osvaldão, Bronca e Juca. Assim, os estudantes analisam fontes primárias e desenvolvem um olhar crítico das representações midiáticas sobre a Guerrilha do Araguaia. ...
Abstract
This article has been adapted from the lesson planning for the course "Teaching Internship in History - Patrimonial Education", associated with the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The work was conducted using the collection of Ermelinda Bronca, preserved at the Historical Archive of Rio Grande do Sul, and the personal collection of Sônia Haas. The activity aims to humanize the experiences of the Araguaia Guerrilla, contextualize the Guerrilla, and compare its representations in ...
This article has been adapted from the lesson planning for the course "Teaching Internship in History - Patrimonial Education", associated with the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The work was conducted using the collection of Ermelinda Bronca, preserved at the Historical Archive of Rio Grande do Sul, and the personal collection of Sônia Haas. The activity aims to humanize the experiences of the Araguaia Guerrilla, contextualize the Guerrilla, and compare its representations in the newspapers Zero Hora and Tortura Nunca Mais. The activity is divided into three phases: presentation of the collection and contextualization of the Guerrilla, division of students into groups for newspaper analysis, and finally, reflection on the representations of Araguaia. We chose to focus on the experiences and representations of four guerrillas: Dina, Osvaldão, Bronca, and Juca. In this way, students analyze primary sources and develop a critical perspective on the media representations of the Araguaia Guerrilla. ...
In
Tópicos educacionais. Recife. Vol. 30, n. 1 (2024), p. 1-31
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