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dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Luiza Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorVieira, Marina Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Natália Sanson de Borbapt_BR
dc.contributor.authorCezar, Vanessa Danesi dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-21T06:55:55Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0101-8701pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282681pt_BR
dc.description.abstractO artigo resulta de uma experiência na disciplina de Estágio de Docência em História - Educação Patrimonial, oferecida pelo Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado através do acervo de Ermelinda Bronca, que está salvaguardado no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, e do acervo pessoal de Sônia Haas. A atividade, destinada aos estudantes do Ensino Médio, contextualiza a Guerrilha do Araguaia, visando humanizar a atuação desses guerrilheiros, e compara as suas representações nos Jornais Zero Hora e Tortura Nunca Mais. Dessa maneira a ação é dividida em três momentos: apresentação do acervo e contextualização da Guerrilha, análise dos jornais e, por fim, reflexão sobre as representações do Araguaia nos referidos jornais. Optamos por priorizar as experiências e representações de quatro guerrilheiros: Dina, Osvaldão, Bronca e Juca. Assim, os estudantes analisam fontes primárias e desenvolvem um olhar crítico das representações midiáticas sobre a Guerrilha do Araguaia.pt_BR
dc.description.abstractThis article has been adapted from the lesson planning for the course "Teaching Internship in History - Patrimonial Education", associated with the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The work was conducted using the collection of Ermelinda Bronca, preserved at the Historical Archive of Rio Grande do Sul, and the personal collection of Sônia Haas. The activity aims to humanize the experiences of the Araguaia Guerrilla, contextualize the Guerrilla, and compare its representations in the newspapers Zero Hora and Tortura Nunca Mais. The activity is divided into three phases: presentation of the collection and contextualization of the Guerrilla, division of students into groups for newspaper analysis, and finally, reflection on the representations of Araguaia. We chose to focus on the experiences and representations of four guerrillas: Dina, Osvaldão, Bronca, and Juca. In this way, students analyze primary sources and develop a critical perspective on the media representations of the Araguaia Guerrilla.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTópicos educacionais. Recife. Vol. 30, n. 1 (2024), p. 1-31pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMilitary dictatorshipen
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectMemorieen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPessen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectState violenceen
dc.title"Nossos filhos na mata" : memórias e representações da Guerrilha do Araguaiapt_BR
dc.title.alternative"Nossos filhos na mata" : memories and representation of the Araguaia Guerrillaen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001214513pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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