Caracterização de personas como modelos informacionais dos usuários e suas implicações no projeto de Design
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Characterization of personas as informational models of users and their implications in the Design project
Resumo
Modelos são recursos essenciais ao projeto de Design pois possibilitam ao designer abstrair dados coletados em atividades de pesquisa, facilitando com que estes sejam acionados como conhecimento para informar atividades de geração de ideias e/ou seleção de alternativas. Dentre os modelos de representação de dados obtidos a partir de atividades de pesquisa com usuários está o de “personas”, representações fictícias de segmentos do público-alvo. Esta pesquisa explora a caracterização de “personas ...
Modelos são recursos essenciais ao projeto de Design pois possibilitam ao designer abstrair dados coletados em atividades de pesquisa, facilitando com que estes sejam acionados como conhecimento para informar atividades de geração de ideias e/ou seleção de alternativas. Dentre os modelos de representação de dados obtidos a partir de atividades de pesquisa com usuários está o de “personas”, representações fictícias de segmentos do público-alvo. Esta pesquisa explora a caracterização de “personas” como modelos a partir de duas dimensões: abstração e granularidade. “Personas” são identificadas como modelos do tipo “contextualizado e específico” e, a partir disso, são levantadas recomendações para sua modelagem em projetos de design. ...
Abstract
Models are essential resources for Design projects as they allow the designer to abstract data collected in research activities, making it easier for these to be triggered as knowledge to inform idea generation and/or alternative selection activities. Among the models of data representation obtained from user research activities is the "personas", fictitious representations of target audience segments. This research explores the characterization of "personas" as models from two dimensions: leve ...
Models are essential resources for Design projects as they allow the designer to abstract data collected in research activities, making it easier for these to be triggered as knowledge to inform idea generation and/or alternative selection activities. Among the models of data representation obtained from user research activities is the "personas", fictitious representations of target audience segments. This research explores the characterization of "personas" as models from two dimensions: level of abstraction and granularity. "Personas" are identified as "contextualized and specific" type models and, from this, recommendations are raised for their modeling in design projects. ...
Contido em
Estudos em design. Vol. 32, n. 1 (2024), p. 91-102
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41138)Engenharias (2471)
-
Artigos de Periódicos (41138)Ciências Sociais Aplicadas (4221)
Este item está licenciado na Creative Commons License