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dc.contributor.advisorSchmidt, Benito Bissopt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Vicente dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T06:56:00Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282473pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação inserida na linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar” tem como objeto a concepção, elaboração, aplicação e análise de uma oficina de prática de leitura crítica documental de fontes selecionadas com objetivo de identificar e problematizar as continuidades da ditadura civil-militar a partir da história do bairro Grande Santa Rosa e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Ildo Meneghetti à luz de uma perspectiva de educação para os direitos humanos. O trabalho foi realizado com as turmas de 9º ano da escola EMEF Gov. Ildo Meneghetti da rede municipal de Porto Alegre - RS. A aplicação da oficina possibilitou os estudantes compreenderem a ditadura civil-militar tecendo relação com as suas permanências na atualidade no âmbito de problemas sociais decorrentes do projeto econômico excludente do período ditatorial e das homenagens, visto que a nomenclatura da escola trás o nome de um artífice do golpe de 1964 no Rio Grande do Sul. No atual contexto de ascensão dos discursos negacionistas e revisionistas apologéticos da ditadura, a prática pedagógica fundamentou-se nas diretrizes da educação para os direitos humanos que, entre as suas dimensões, destaca a educação para o “Nunca mais”, a fim de que os períodos traumáticos e sensíveis das ditaduras nunca mais aconteçam e que suas permanências sejam superadas.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation inserted in the line of research “Historical Knowledge in the School Space” has as its objective the conception, elaboration, application and analysis of a workshop for the practice of critical reading of documents from selected sources with the objective of identifying and problematizing the continuities of the civil military dictatorship based on the history of the Grande Santa Rosa neighborhood and the Governador Ildo Meneghetti Municipal Elementary School in light of an education perspective for human rights. The work was carried out with the 9th grade classes at the EMEF Gov Ildo Meneghetti school in the municipal network of Porto Alegre - RS. The implementation of the workshop enabled students to understand the civil-military dictatorship by relating it to its current permanence in the context of social problems arising from the economic project that excluded the dictatorial period and the tributes, given that the school's nomenclature bears the name of a architect of the 1964 coup in Rio Grande do Sul. In the current context of the rise of denialist and apologetic revisionist discourses of the dictatorship, pedagogical practice was based on the guidelines of education for human rights, which among its dimensions is education for the “never more”, so that the traumatic and sensitive periods of dictatorships never happen again and that their permanence is overcome.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDitadura civil-militar : Brasilpt_BR
dc.subjectCivil-military dictatorshipen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPast presenten
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectHuman rightsen
dc.titleA problematização dos passados presentes da ditadura civil militar a partir da crítica documental : oficina para educação em direitos humanos na Escola Governador Ildo Meneghetti (POA-RS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001218429pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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