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dc.contributor.advisorMorais, Jennifer Azambuja dept_BR
dc.contributor.authorCelente, Marcelo Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T06:55:54Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282466pt_BR
dc.description.abstractA transformação causada pela descentralização do poder da comunicação em massa, outrora fortemente concentrado nas mídias tradicionais como rádio, televisão e mídias impressas, a qual vem sendo transferida para a predominância das mídias digitais, tais quais as redes sociais e os portais de notícias online, às quais não possuem leis de regulamentação específica, simultaneamente à ascensão da ideologia da extrema-direita global, são fatores que favoreceram a manipulação em massa da opinião pública em torno de temas políticos em proporção global, fomentada pela desinformação e pelo discurso de ódio. A produção abundante de conteúdo manipulador provocou os usuários a se posicionarem e se manifestarem politicamente nas redes, ampliando potencialmente a polarização política. A participação política foi alimentada pela ideologia política do chamado Tradicionalismo, voltado para impor uma agenda de destruição para buscar a construção de um novo modelo de sociedade, com ideologias que incluem características novas, e também outras mais antigas, tais como o fascismo e o nazismo. No contexto político brasileiro, durante a cobertura da Operação Lava Jato, houve um ataque coordenado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impulsionado pela ampla produção de desinformação nos meios digitais, manipulando a opinião pública. Como objetivo geral, busca-se, nessa pesquisa, explicar as estratégias e as formas empregadas pela mídia digital para realizar a manipulação de opinião, e avaliar a atuação das mídias digitais na democracia brasileira. A pesquisa realizada nesse trabalho conta com o uso de método qualitativo e quantitativo, com base na Análise Crítica do Discurso (ACD). O foco é a análise da manipulação de opinião pública, aplicado ao discurso contido nas narrativas publicadas pelos maiores conglomerados de mídia digital do Brasil, durante a cobertura da denúncia da Operação Lava Jato contra o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até a aceitação da denúncia pela Justiça Federal.pt_BR
dc.description.abstractThe transformation caused by the decentralization of mass communication power, once heavily concentrated in traditional media such as radio, television and print media, that has been transferred to the predominance of digital media, such as social networks and online news portals, which do not have specific regulatory laws, simultaneously with the rise of the global far-right ideology, are factors in favor to a mass manipulation of public opinion around political issues on a global scale, fueled by disinformation and hate speech. The abundant production of manipulative content has provoked users to take political positions and express themselves politically on the networks, potentially increasing political polarization. Political participation has been fueled by the political ideology of so-called Traditionalism, aimed at imposing an agenda of destruction in order to seek the construction of a new model of society, with ideologies that include new characteristics, as well as older ones, such as fascism and nazism. In the Brazilian political context, during the coverage of Operation “Lava Jato”, there was a coordinated attack on the Workers' Party (PT) and former president Luiz Inácio Lula da Silva, driven by the widespread production of disinformation in digital media, manipulating public opinion. As a general objective, this research seeks to explain the strategies and methods used by digital media to manipulate public opinion, and to evaluate the role of digital media in Brazilian democracy. The research carried out in this work uses qualitative and quantitative methods, based on Critical Discourse Analysis (CDA). The focus is on the analysis of the manipulation of public opinion, applied to the discourse contained in the narratives published by the largest digital media conglomerates in Brazil, during the coverage of the Operation “Lava Jato” complaint against former president Luiz Inácio Lula da Silva, until the acceptance of the complaint by the Federal Court.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManipulacao de informacaopt_BR
dc.subjectManipulation of public opinionen
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectOpinião públicapt_BR
dc.subjectOperation Lava Jatoen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectTraditionalismen
dc.subjectOperação policial lava jatopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectCritical discourse analysisen
dc.titleA manipulação da opinião pública no Brasil : uma análise da atuação da mídia digital a partir da cobertura da denúncia contra Lula na Operação Lava Jatopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001217957pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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