Enfrentamento do sofrimento no trabalho em um centro de atenção psicossocial : um estudo avaliativo
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Data
2014Tipo
Assunto
Resumo
O objetivo do artigo é avaliar estratégias de defesa para enfrentar o sofrimento no trabalho em um Centro de Atenção Psicossocial. Essas estratégias surgem como recurso para aliviar o sofrimento e proteger os profissionais dos efeitos negativos sobre sua saúde mental. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, utilizando a metodologia da Avaliação de Quarta Geração, com 10 profissionais. Na coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. Foi realizada análise temática co ...
O objetivo do artigo é avaliar estratégias de defesa para enfrentar o sofrimento no trabalho em um Centro de Atenção Psicossocial. Essas estratégias surgem como recurso para aliviar o sofrimento e proteger os profissionais dos efeitos negativos sobre sua saúde mental. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, utilizando a metodologia da Avaliação de Quarta Geração, com 10 profissionais. Na coleta de dados, foram utilizadas observação e entrevistas individuais. Foi realizada análise temática com os passos ordenamento dos dados, classificação e análise final. Constituíram-se os seguintes temas de análise: estratégias coletivas de defesa e estratégias individuais para enfrentar o sofrimento. No processo avaliativo, os trabalhadores demonstraram utilizar estratégias para enfrentar o sofrimento no trabalho: compartilhamento da ansiedade com a equipe de trabalho e com usuários, terapia individual, uso da fala. Avalia-se que estratégias de enfrentamento se constituem em espaços de comunicação e reflexão das emoções, interferindo na motivação dos profissionais para o trabalho. ...
Abstract
The objective of this article is to evaluate the defensive strategies to dealing the suffering at work in a Psychosocial Attention Center’s team. The defense strategies emerge as a resource for the relief of suffering and protect workers from negative effects on their mental heath. It’s a qualitative research, case study, methodology of Fourth Generation Evaluation with 10 professionals of the team. For data collection were used observation and individual interviews. Thematic analysis was perfo ...
The objective of this article is to evaluate the defensive strategies to dealing the suffering at work in a Psychosocial Attention Center’s team. The defense strategies emerge as a resource for the relief of suffering and protect workers from negative effects on their mental heath. It’s a qualitative research, case study, methodology of Fourth Generation Evaluation with 10 professionals of the team. For data collection were used observation and individual interviews. Thematic analysis was performed with the steps data organization, classification and final analysis. Were constituted the following analysis themes: collective defense strategies and individual strategies to dealing the suffering. In the evaluation process, the workers demonstrated to use defensive strategies to dealing the suffering at work: share the anxiety with the team, sharing the work with users, suffering in individual therapy work, use of speech. We evaluate the coping strategies that are in areas of communication and reflection of emotions, affecting the motivation of the team for the job. ...
Contido em
Praksis : revista do ICHLA. Vol. 11, n. 1 (jan. 2014), p. 83-91
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