Indicação de direções escolares no Brasil : um debate necessário para a democracia
dc.contributor.author | Bairros, Mariângela Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Fetzner, Andréa Rosana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T06:44:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-0882 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282180 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo retomar os estudos acerca da eleição de dire-tores. O método utilizado foi um levantamento de dados, retirados diretamente do site do IBGE/MUNIC do ano de 2018, considerando os 26 Estados e Distrito Federal do Brasil e seus 5.570 municípios, tendo como foco a indicação e a eleição de diretores. Os resultados apontam que a indicação de diretores é a forma de provimento de cargos que têm uma maior adesão junto aos 5.570 municípios, sendo que destes, 4.416 indicam seus diretores, ou seja, a comu-nidade escolar não participa da escolha. O referencial teórico estabeleceu diá-logo com o estado da arte sobre democracia e gestão educacional democrática, considerando o debate aqui proposto. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objective of this article is to resumes previous studies on the election of directors. The method used was a survey of data, taken directly from the IBGE/MUNIC website for the year 2018, considering the 26 States and Federal District of Brazil and its 5.570 municipalities, focusing on the nomination and elec- tion of directors. The results show that the appointment of directors is the way to fill positions that have a greater adhesion with the 5.570 municipalities, and of these, 4.416 indicate their directors, that is, the school community does not par- ticipate in the choice. The theoretical framework established a dialogue with the state of the art on democracy and democratic educational management, consi- dering the debate proposed here. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Caderno Pedagógico. Curitiba, PR. Vol. 20, n. 9, (2023), p. 4161-4182 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Election | en |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Directors | en |
dc.subject | Democracy | en |
dc.title | Indicação de direções escolares no Brasil : um debate necessário para a democracia | pt_BR |
dc.title.alternative | School directors appointment in Brazil : a necessary debate for democracy | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213156 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Humanas (7117)