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dc.contributor.authorBairros, Mariângela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorFetzner, Andréa Rosanapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-06T06:44:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1983-0882pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282180pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo retomar os estudos acerca da eleição de dire-tores. O método utilizado foi um levantamento de dados, retirados diretamente do site do IBGE/MUNIC do ano de 2018, considerando os 26 Estados e Distrito Federal do Brasil e seus 5.570 municípios, tendo como foco a indicação e a eleição de diretores. Os resultados apontam que a indicação de diretores é a forma de provimento de cargos que têm uma maior adesão junto aos 5.570 municípios, sendo que destes, 4.416 indicam seus diretores, ou seja, a comu-nidade escolar não participa da escolha. O referencial teórico estabeleceu diá-logo com o estado da arte sobre democracia e gestão educacional democrática, considerando o debate aqui proposto.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this article is to resumes previous studies on the election of directors. The method used was a survey of data, taken directly from the IBGE/MUNIC website for the year 2018, considering the 26 States and Federal District of Brazil and its 5.570 municipalities, focusing on the nomination and elec- tion of directors. The results show that the appointment of directors is the way to fill positions that have a greater adhesion with the 5.570 municipalities, and of these, 4.416 indicate their directors, that is, the school community does not par- ticipate in the choice. The theoretical framework established a dialogue with the state of the art on democracy and democratic educational management, consi- dering the debate proposed here.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Caderno Pedagógico. Curitiba, PR. Vol. 20, n. 9, (2023), p. 4161-4182pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElectionen
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDirectorsen
dc.subjectDemocracyen
dc.titleIndicação de direções escolares no Brasil : um debate necessário para a democraciapt_BR
dc.title.alternativeSchool directors appointment in Brazil : a necessary debate for democracyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213156pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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