Produção de infográficos na Educação de Jovens e Adultos : um estudo do letramento multissemiótico a partir de mídias 2.0
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Tipo
Assunto
Resumo
A disponibilidade de informação em diferentes mídias e formatos provoca a necessidade de ajustes nos processos de letramento. À escola, como principal agência de letramento dos alunos, cabe ofertar a estes experiências que os levem a desenvolver habilidades e competências para leitura e escrita de textos multimodais. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto junto a uma turma de Educação de Jovens e Adultos, de um Colégio de Aplicação, no segundo semestre de 2012. O projeto visava ao letrament ...
A disponibilidade de informação em diferentes mídias e formatos provoca a necessidade de ajustes nos processos de letramento. À escola, como principal agência de letramento dos alunos, cabe ofertar a estes experiências que os levem a desenvolver habilidades e competências para leitura e escrita de textos multimodais. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto junto a uma turma de Educação de Jovens e Adultos, de um Colégio de Aplicação, no segundo semestre de 2012. O projeto visava ao letramento multimodal destes alunos por meio da produção de infográficos utilizando, como recurso, o Prezi. A análise do material pr od uz ido mostrou que mídi as 2.0 como Prezi são adequadas para este tipo de trabalho pois for am encontradas evidências de letramento multimodal nos alunos participantes do estudos. A pesquisa também mostrou que o domínio de um gênero multimodal, assim como um gênero textual, demanda tempo e atividades contínuas por parte dos professores. ...
Abstract
The availability of information in different media and formats causes the need for adjustments in the processes of literacy. At school, as lead agency for literacy students, it is of fering the se experiences that lead them to develop skills and competencies for reading and writing multimodal texts. The refore, a project was developed together with a group of Youth and Adults, a School of Application, in the second half of 2012. The project aimed to multimodal literacy of these students through ...
The availability of information in different media and formats causes the need for adjustments in the processes of literacy. At school, as lead agency for literacy students, it is of fering the se experiences that lead them to develop skills and competencies for reading and writing multimodal texts. The refore, a project was developed together with a group of Youth and Adults, a School of Application, in the second half of 2012. The project aimed to multimodal literacy of these students through the production of infographics using as a resource, Prezi. The analysis showed that the material produced 2.0 as Prezi media are sui table for thi s kind of work becaus e it found evidence of multimodal literacy in students participating in the study. The survey also showed that the domain of a multimodal genre, as well as a genre, takes time and on going activities by teachers. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n.3 (dez. 2013), não paginado.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Humanas (7117)
Este item está licenciado na Creative Commons License