Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Wilson Vanucci Costapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorLobo, Cesar de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-06T06:41:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1850-9959pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282119pt_BR
dc.description.abstractO uso de recursos de Realidade Aumentada em dispositivos móveis para a Educação tem sido explorado nos últimos anos de forma mais significativa. Desta forma, o objetivo deste artigo foi avaliar a qualidade de uma abordagem educacional neste contexto em termos de Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem. Um estudo voltado para o processo de ensino e aprendizagem de Física foi conduzido com 27 alunos de uma universidade federal, sendo aplicado o questionário MAREEA para avaliar a abordagem. Os resultados obtidos foram satisfatórios e instigadores, em que as quatro dimensões foram avaliadas positivamente, havendo também um importante feedback dos participantes para as melhorias nos recursos educacionais em realidade aumentada.pt_BR
dc.description.abstractThe use of Augmented Reality features in mobile devices for Education has been explored in recent years in a more meaningful way. In this way, the objective of this article was to evaluate the quality of an educational approach in this context in terms of Usability, Engagement, Motivation, and Learning. A study focused on the teaching and learning process of Physics was conducted with 27 students from a federal university, using the MAREEA questionnaire to evaluate the approach. The results were satisfactory and instigators, in which the four dimensions were evaluated positively, and there was also significant feedback from the participants for improvements in educational resources in augmented realityen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 25 (2020), p. 68-77pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectMobile learningen
dc.subjectSoftware qualityen
dc.subjectAugmented realityen
dc.subjectComputational simulationen
dc.subjectMultimediaen
dc.titleAtividade educacional utilizando Realidade Aumentada para o Ensino de Física no Ensino Superiorpt_BR
dc.title.alternativeEducational activity using Augmented Reality for Teaching Physics in Higher Education pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213396pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples