Atividade educacional utilizando Realidade Aumentada para o Ensino de Física no Ensino Superior
dc.contributor.author | Lima, Wilson Vanucci Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Felipe Becker | pt_BR |
dc.contributor.author | Lobo, Cesar de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T06:41:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1850-9959 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282119 | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso de recursos de Realidade Aumentada em dispositivos móveis para a Educação tem sido explorado nos últimos anos de forma mais significativa. Desta forma, o objetivo deste artigo foi avaliar a qualidade de uma abordagem educacional neste contexto em termos de Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem. Um estudo voltado para o processo de ensino e aprendizagem de Física foi conduzido com 27 alunos de uma universidade federal, sendo aplicado o questionário MAREEA para avaliar a abordagem. Os resultados obtidos foram satisfatórios e instigadores, em que as quatro dimensões foram avaliadas positivamente, havendo também um importante feedback dos participantes para as melhorias nos recursos educacionais em realidade aumentada. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of Augmented Reality features in mobile devices for Education has been explored in recent years in a more meaningful way. In this way, the objective of this article was to evaluate the quality of an educational approach in this context in terms of Usability, Engagement, Motivation, and Learning. A study focused on the teaching and learning process of Physics was conducted with 27 students from a federal university, using the MAREEA questionnaire to evaluate the approach. The results were satisfactory and instigators, in which the four dimensions were evaluated positively, and there was also significant feedback from the participants for improvements in educational resources in augmented reality | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 25 (2020), p. 68-77 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching-learning | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Mobile learning | en |
dc.subject | Software quality | en |
dc.subject | Augmented reality | en |
dc.subject | Computational simulation | en |
dc.subject | Multimedia | en |
dc.title | Atividade educacional utilizando Realidade Aumentada para o Ensino de Física no Ensino Superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational activity using Augmented Reality for Teaching Physics in Higher Education | pt |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213396 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Humanas (7117)