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dc.contributor.authorFelin, Lourenço Britopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Harlon Romariz Rabelopt_BR
dc.contributor.authorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:51:39Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282070pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa aspectos da socialização acadêmica de estudantes universitários e coloca atenção sobre dificuldades acadêmicas. O objetivo é identificar o nível de dificuldade ou vulnerabilidade acadêmica, associando-o a fatores socioeconômicos, hábitos acadêmicos e posição institucional. Lidamos com variáveis de idade, gênero, renda, cor/raça, escolaridade da mãe, horas de trabalho, responsabilidade por afazeres domésticos, experiência com idiomas, hábito de leitura, entre outras variáveis. Criamos um indicador exploratório de dificuldade acadêmica, usado como variável dependente em uma análise de regressão linear múltipla. Analisamos dados de 1.041 questionários respondidos por estudantes de graduação em 2021. Os resultados indicam que variáveis relacionadas a fatores sociais têm associação com o nível de dificuldade acadêmica, de modo convergente com a literatura sociológica sobre vulnerabilidade acadêmica. Por fim, o estudo indica a necessidade de investimento institucional.pt_BR
dc.description.abstractThe article analyzes aspects of the academic socialization of university students and focuses attention on the academic difficulties. The objective is to identify the level of academic difficulty or vulnerability, associating it with socioeconomic factors, academic habits and the student's institutional position. We deal with variables of age, gender, income, color/race, mother's education, hours at work, responsibility for household chores, experience with languages, reading habits, among other variables. An exploratory indicator of academic difficulty was created, used as a dependent variable in a multiple linear regression analysis. We analyzed data from 1,041 questionnaires answered by undergraduate students in 2021. The results indicate that variables related to social factors are associated with the level of academic difficulty, in line with the sociological literature on academic vulnerability. Finally, the study indicates the need for institutional investment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 24 (2024), p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectAcademic socializationen
dc.titleFatores relacionados às dificuldades acadêmicas : análise a partir de dados de estudantes na graduação da UFRGSpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212162pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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