Fatores relacionados às dificuldades acadêmicas : análise a partir de dados de estudantes na graduação da UFRGS
dc.contributor.author | Felin, Lourenço Brito | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Harlon Romariz Rabelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Caregnato, Célia Elizabete | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T06:51:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1645-1384 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282070 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo analisa aspectos da socialização acadêmica de estudantes universitários e coloca atenção sobre dificuldades acadêmicas. O objetivo é identificar o nível de dificuldade ou vulnerabilidade acadêmica, associando-o a fatores socioeconômicos, hábitos acadêmicos e posição institucional. Lidamos com variáveis de idade, gênero, renda, cor/raça, escolaridade da mãe, horas de trabalho, responsabilidade por afazeres domésticos, experiência com idiomas, hábito de leitura, entre outras variáveis. Criamos um indicador exploratório de dificuldade acadêmica, usado como variável dependente em uma análise de regressão linear múltipla. Analisamos dados de 1.041 questionários respondidos por estudantes de graduação em 2021. Os resultados indicam que variáveis relacionadas a fatores sociais têm associação com o nível de dificuldade acadêmica, de modo convergente com a literatura sociológica sobre vulnerabilidade acadêmica. Por fim, o estudo indica a necessidade de investimento institucional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article analyzes aspects of the academic socialization of university students and focuses attention on the academic difficulties. The objective is to identify the level of academic difficulty or vulnerability, associating it with socioeconomic factors, academic habits and the student's institutional position. We deal with variables of age, gender, income, color/race, mother's education, hours at work, responsibility for household chores, experience with languages, reading habits, among other variables. An exploratory indicator of academic difficulty was created, used as a dependent variable in a multiple linear regression analysis. We analyzed data from 1,041 questionnaires answered by undergraduate students in 2021. The results indicate that variables related to social factors are associated with the level of academic difficulty, in line with the sociological literature on academic vulnerability. Finally, the study indicates the need for institutional investment. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 24 (2024), p. 1-22 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | University | en |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Academic socialization | en |
dc.title | Fatores relacionados às dificuldades acadêmicas : análise a partir de dados de estudantes na graduação da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212162 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
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