Metodologias colaborativas nas pesquisas com educação e povos indígenas : história de um processo
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Data
2024Tipo
Assunto
Resumo
Que conhecimentos e que metodologias os pesquisadores indígenas trazem para a academia? Que reflexões provocam suas atuações nos espaços acadêmicos de pesquisa? O que reverbera dessas presenças nas pesquisas em educação? Que aprendizagens são produzidas no encontro entre pesquisadores indígenas e não indígenas? O presente artigo, produzido em coautoria por um pesquisador kaingang e uma pesquisadora branca, decorre do encontro de ambos em um processo de pesquisa que constituiu o mestrado e o dou ...
Que conhecimentos e que metodologias os pesquisadores indígenas trazem para a academia? Que reflexões provocam suas atuações nos espaços acadêmicos de pesquisa? O que reverbera dessas presenças nas pesquisas em educação? Que aprendizagens são produzidas no encontro entre pesquisadores indígenas e não indígenas? O presente artigo, produzido em coautoria por um pesquisador kaingang e uma pesquisadora branca, decorre do encontro de ambos em um processo de pesquisa que constituiu o mestrado e o doutorado do estudante indígena no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Questiona o sentipensar nas pesquisas acadêmicas a partir dos princípios filosóficos kaingang da complementaridade e da reciprocidade, que são a base para as metodologias colaborativas nas pesquisas com educação. ...
Contido em
Espaço Ameríndio. Porto Alegre, RS. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2024), p. 182-201
Origem
Nacional
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