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Avaliação dos métodos de triagem de dificuldades e de transtornos de aprendizagem mais utilizados na população pediátrica em idade escolar : revisão sistemática
dc.contributor.advisor | Riesgo, Rudimar dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Bernardo de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T06:54:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281952 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A aprendizagem é intrínseca aos indivíduos e as dificuldades dos sujeitos para aprender e utilizar competências acadêmicas são produto de afecções do sistema nervoso central e não estão relacionadas a outras causas orgânicas. Objetivo: Identificar e avaliar os métodos de triagem de dificuldades e de transtornos de aprendizagem mais utilizados em pacientes pediátricos em idade escolar. Métodos: Através da estratégia de busca previamente orientada junto ao PubMED/Medline, utilizaram-se 10 termos de busca. Foram estabelecidos 08 motivos de exclusão e utilizou-se o método PRISMA como protocolo para realização da revisão sistemática proposta. Resultados: Os resultados da busca encontraram 4283 artigos que, após, foram avaliados pelo protocolo PRISMA. Foram incluídos 29 estudos, que avaliaram 68906 crianças, com idades entre 05 e 16 anos, 64% do sexo masculino e com estudos concentrados, em sua maioria, nos Estados Unidos e apenas 05 no Brasil. Conclusões: A partir da avaliação dos estudos pode-se de concluir que a maioria dos meios de avaliação não realizam adequada triagem dos transtornos de aprendizagem e necessitam métodos complementares para que seja realizada adequada avaliação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Learning is intrinsic to individuals and the subjects' difficulties in learning and using academic skills are products of disorders of the central nervous system and are not related to other organic causes. Objective: to identify and evaluate the most used screening methods for learning difficulties and disorders in school-age pediatric patients. Methods: Through the search strategy previously guided by PubMED/Medline, 10 search terms were used. Eight reasons for exclusion were established and the PRISMA method was used as a protocol to carry out the proposed systematic review. Results: The search results found 4283 articles that were then evaluated using the PRISMA protocol. 29 studies were included, which evaluated 68,906 children, aged between 5 and 16 years, 64% male and with studies concentrated, for the most part, in the United States and only 5 in Brazil. Conclusions: From the evaluation of the studies, it can be concluded that most assessment methods do not adequately track learning disorders and complementary complementary methods so that an adequate assessment can be carried out. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Deficiências da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning disabilities | en |
dc.subject | Pediatria | pt_BR |
dc.subject | Learning disorders | en |
dc.subject | Low academic performance | en |
dc.subject | Baixo rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Deficiencies in school skills | en |
dc.subject | Neurological examination | en |
dc.subject | Triagem | pt_BR |
dc.subject | Métodos | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.subject | Exame neurológico | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos métodos de triagem de dificuldades e de transtornos de aprendizagem mais utilizados na população pediátrica em idade escolar : revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001216693 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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