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dc.contributor.advisorRiesgo, Rudimar dos Santospt_BR
dc.contributor.authorLima, Bernardo dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-04T06:54:05Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281952pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A aprendizagem é intrínseca aos indivíduos e as dificuldades dos sujeitos para aprender e utilizar competências acadêmicas são produto de afecções do sistema nervoso central e não estão relacionadas a outras causas orgânicas. Objetivo: Identificar e avaliar os métodos de triagem de dificuldades e de transtornos de aprendizagem mais utilizados em pacientes pediátricos em idade escolar. Métodos: Através da estratégia de busca previamente orientada junto ao PubMED/Medline, utilizaram-se 10 termos de busca. Foram estabelecidos 08 motivos de exclusão e utilizou-se o método PRISMA como protocolo para realização da revisão sistemática proposta. Resultados: Os resultados da busca encontraram 4283 artigos que, após, foram avaliados pelo protocolo PRISMA. Foram incluídos 29 estudos, que avaliaram 68906 crianças, com idades entre 05 e 16 anos, 64% do sexo masculino e com estudos concentrados, em sua maioria, nos Estados Unidos e apenas 05 no Brasil. Conclusões: A partir da avaliação dos estudos pode-se de concluir que a maioria dos meios de avaliação não realizam adequada triagem dos transtornos de aprendizagem e necessitam métodos complementares para que seja realizada adequada avaliação.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Learning is intrinsic to individuals and the subjects' difficulties in learning and using academic skills are products of disorders of the central nervous system and are not related to other organic causes. Objective: to identify and evaluate the most used screening methods for learning difficulties and disorders in school-age pediatric patients. Methods: Through the search strategy previously guided by PubMED/Medline, 10 search terms were used. Eight reasons for exclusion were established and the PRISMA method was used as a protocol to carry out the proposed systematic review. Results: The search results found 4283 articles that were then evaluated using the PRISMA protocol. 29 studies were included, which evaluated 68,906 children, aged between 5 and 16 years, 64% male and with studies concentrated, for the most part, in the United States and only 5 in Brazil. Conclusions: From the evaluation of the studies, it can be concluded that most assessment methods do not adequately track learning disorders and complementary complementary methods so that an adequate assessment can be carried out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeficiências da aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning disabilitiesen
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.subjectLearning disordersen
dc.subjectLow academic performanceen
dc.subjectBaixo rendimento escolarpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDeficiencies in school skillsen
dc.subjectNeurological examinationen
dc.subjectTriagempt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectExame neurológicopt_BR
dc.titleAvaliação dos métodos de triagem de dificuldades e de transtornos de aprendizagem mais utilizados na população pediátrica em idade escolar : revisão sistemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001216693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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