"Meu cabelo, minha identidade" : construção colaborativa de uma unidade didática translíngue para a educação das relações étnico-raciais no ensino de inglês na escola básica
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A inclusão da temática africana e afro-brasileira na estrutura curricular de todos os níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, conforme estipulado pela Lei Federal nº 10.639/2003, ainda não se concretiza de forma plena (Diallo; Lima, 2022; Freitas; Pinho; Cantão, 2020; Moraes; Rosa; Lobato, 2020). A implementação de novos paradigmas para uma educação inclusiva, focada na aplicação de políticas educacionais que promovam a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) nas aulas de língua ...
A inclusão da temática africana e afro-brasileira na estrutura curricular de todos os níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, conforme estipulado pela Lei Federal nº 10.639/2003, ainda não se concretiza de forma plena (Diallo; Lima, 2022; Freitas; Pinho; Cantão, 2020; Moraes; Rosa; Lobato, 2020). A implementação de novos paradigmas para uma educação inclusiva, focada na aplicação de políticas educacionais que promovam a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) nas aulas de língua inglesa, e a intensificação da luta oficial contra o racismo por meio de uma educação antirracista, ainda constituem desafios significativos no contexto escolar brasileiro. A escassez de representações positivas de pessoas negras, combinada com a falta de um debate aprofundado sobre o pacto e os privilégios da branquitude, evidencia a necessidade de uma abordagem educacional fundamentada em uma perspectiva crítico-reflexiva e colaborativa (Freire, 1987). Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado acadêmico se insere na área da Linguística Aplicada, com foco específico na pesquisa-formação crítico-colaborativa voltada para uma educação antirracista e linguística nas aulas de inglês na escola. O estudo visa propor a aplicação de uma unidade didática (UD) desenvolvida de forma colaborativa entre um professor de inglês da rede pública e mim, a pesquisadora. O objetivo principal da pesquisa é descrever e compreender o processo de construção e aplicação de uma unidade didática alinhada à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) para o ensino de inglês como língua adicional (LA), voltada para uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública de Elmore, RS, por meio da colaboração entre a pesquisadora e o professor da turma. A investigação foi conduzida de forma remota, utilizando a plataforma Google Meet, e incluiu uma entrevista semiestruturada com o professor participante, a construção colaborativa de uma UD entre a pesquisadora e o professor, e a avaliação conjunta da UD a partir dos dados registrados pelo professor. A abordagem metodológica proposta é de caráter colaborativo, com alinhamento à pesquisa qualitativa de característica autoetnográfica (Maia e Batista, 2020) . Os resultados demonstraram a importância de práticas pedagógicas críticas e colaborativas na promoção da educação antirracista e linguística, assim como a relevância de refletir sobre os impactos dos privilégios da branquitude e do racismo na sociedade contemporânea. A investigação apresentou algumas limitações, entre elas a ausência de uma formação prévia conjunta, que possibilitasse a discussão e o debate aprofundado sobre ERER e educação linguística, revelou-se uma limitação significativa para o desenvolvimento mais coeso e aprofundado da proposta didática. Portanto, sugiro que futuras pesquisas, com o intuito de suprir essas lacunas, incluam Estudos de Colaboração, Formação Prévia Conjunta, e Ampliação do Contexto de Estudo, contemplando a aplicação em outras turmas. Este estudo pretende contribuir para a promoção de uma educação linguística voltada para o ensino antirracista nas aulas de Língua Adicional (LA) e fomentar a reflexão sobre práticas pedagógicas por meio de interações entre professores, integrando teoria e prática da Educação das Relações Étnico-Raciais. ...
Abstract
The inclusion of African and Afro-Brazilian themes in the curriculum structure at all levels and modalities of Basic Education, as stipulated by Federal Law No. 10.639/2003, has yet to been fully realized (Diallo; Lima, 2022; Freitas; Pinho; Cantão, 2020; Moraes; Rosa; Lobato, 2020). The implementation of new paradigms for inclusive education, focused on the application of educational policies that promote Ethnic-Racial Relations Education (ERER) in English as an additional language classes, an ...
The inclusion of African and Afro-Brazilian themes in the curriculum structure at all levels and modalities of Basic Education, as stipulated by Federal Law No. 10.639/2003, has yet to been fully realized (Diallo; Lima, 2022; Freitas; Pinho; Cantão, 2020; Moraes; Rosa; Lobato, 2020). The implementation of new paradigms for inclusive education, focused on the application of educational policies that promote Ethnic-Racial Relations Education (ERER) in English as an additional language classes, and the intensification of the official fight against racism through antiracist education, still pose significant challenges in the Brazilian school context. The scarcity of positive representations of Black people, combined with the lack of in-depth debate on the privileges and compacts of whiteness, highlights the need for an educational approach based on a critical-reflective and collaborative perspective (Freire, 1987). In this context, this research is situated in the field of Applied Linguistics, with a specific focus on critical-collaborative research-education aimed at antiracist and language education in English as an additional language classes in schools. The study aims to propose the implementation of an instructional unit (IU) developed collaboratively between a public-school English teacher and myself, the researcher. The primary objective of the research is to describe and understand the process of constructing and implementing an IU aligned with Ethnic-Racial Relations Education (ERER) for teaching English as an additional language (AL) to a ninth-grade class in a public school in Elmore, Rio Grande do Sul, through collaboration between the researcher and the class teacher. The investigation was conducted remotely, using the Google Meet platform, and included a semi-structured interview with the participating teacher, the collaborative construction of an IU between the researcher and the teacher, and the joint evaluation of the IU based on data recorded by the teacher. The proposed methodological approach is collaborative, aligned with qualitative research of an ethnographic nature in school contexts. The results demonstrated the importance of critical and collaborative pedagogical practices in promoting antiracist and language education, as well as the relevance of reflecting on the impacts of whiteness privileges and racism in contemporary society. The investigation revealed some limitations, including the absence of prior joint training, which would allow for in-depth discussion and debate on ERER and linguistic education, proved to be a significant limitation for the more cohesive and in-depth development of the didactic proposal. Therefore, I suggest that future research, aiming to address these gaps, includes In-Person Collaboration Studies, Prior Joint Training, and Expansion of the Study Context, encompassing application in other classes. This study intends to contribute to promoting language education focused on antiracist teaching in AL classes and to fostering reflection on pedagogical practices through interactions among teachers, integrating theory and practice of Ethnic-Racial Relations Education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2893)Letras (1781)
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