Mediação de conflitos raciais em escolas : disposição de professoras(es) egressas(os) das Ciências Biológicas
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Mediation of racial conflicts in schools : disposition of graduates from Biological Sciences
Mediación de conflictos raciales en escuelas : disposición de profesores egresados de las Ciencias Biológicas
Assunto
Resumo
Em uma perspectiva bourdieusiana, foram realizadas entrevistas, com seis professoras(es) negras(os) da Educação Básica, sobre suas trajetórias acadêmicas e práticas pedagógicas de mediação de conflitos, para inferir a existência ou ausência, de uma disposição antirracista. A geração ou ativação dessa disposição ocorreu durante o curso de graduação em interações sociais solidárias com colegas e participação em coletivos negros que atuam politicamente e promovem atividades culturais. Espaços univ ...
Em uma perspectiva bourdieusiana, foram realizadas entrevistas, com seis professoras(es) negras(os) da Educação Básica, sobre suas trajetórias acadêmicas e práticas pedagógicas de mediação de conflitos, para inferir a existência ou ausência, de uma disposição antirracista. A geração ou ativação dessa disposição ocorreu durante o curso de graduação em interações sociais solidárias com colegas e participação em coletivos negros que atuam politicamente e promovem atividades culturais. Espaços universitários informais, mais do que o currículo, promoveram um sentido positivo de pertencimento étnico-racial e integração à vida acadêmica. Já a agência docente para o enfrentamento de expressões de racismo varia de acordo com os contextos escolares que podem fortalecer ou inibir a disposição antirracista, dependendo do reconhecimento do racismo institucional pela comunidade escolar. ...
Abstract
From a Bourdieusian perspective, interviews were conducted with six black teachers from Basic Education regarding their academic trajectories and pedagogical practices of conflict mediation, aiming to infer the existence or absence of an anti-racist disposition. The generation or activation of this disposition occurred during undergraduate studies through solidarity social interactions with colleagues and participation in black collectives that engage politically and promote cultural activities ...
From a Bourdieusian perspective, interviews were conducted with six black teachers from Basic Education regarding their academic trajectories and pedagogical practices of conflict mediation, aiming to infer the existence or absence of an anti-racist disposition. The generation or activation of this disposition occurred during undergraduate studies through solidarity social interactions with colleagues and participation in black collectives that engage politically and promote cultural activities. Informal university spaces, more than the curriculum, fostered a positive sense of ethnic-racial belonging and integration into academic life. However, the teaching agency for confronting expressions of racism varies according to school contexts, which can either strengthen or inhibit the anti-racist disposition, depending on the recognition of institutional racism by the school community. ...
Resumen
Desde una perspectiva bourdieusiana, se realizaron entrevistas con seis profesoras(es) afrodescendientes de Educación Básica sobre sus trayectorias académicas y prácticas pedagógicas de mediación de conflictos, para inferir la existencia o ausencia, de una disposición antirracista. La generación o activación de esta disposición ocurrió durante el curso de pregrado en interacciones sociales solidarias y participación en colectivos de afrodescendientes que actúan cultural y políticamente. Los esp ...
Desde una perspectiva bourdieusiana, se realizaron entrevistas con seis profesoras(es) afrodescendientes de Educación Básica sobre sus trayectorias académicas y prácticas pedagógicas de mediación de conflictos, para inferir la existencia o ausencia, de una disposición antirracista. La generación o activación de esta disposición ocurrió durante el curso de pregrado en interacciones sociales solidarias y participación en colectivos de afrodescendientes que actúan cultural y políticamente. Los espacios universitarios informales, más que el currículo, promovieron un sentido positivo de pertenencia étnico-racial e integración a la vida académica. Por otro lado, la agencia docente para enfrentar expresiones de racismo varía según los contextos escolares que pueden fortalecer o inhibir la disposición antirracista, dependiendo del reconocimiento del racismo institucional por parte de la comunidad escolar. ...
Contido em
SBEnBIO: Revista de Ensino de Biologia. Campinas, SP. Vol. 17, n. 1 (2024), p. 255-278
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)
Este item está licenciado na Creative Commons License