Desenvolvimento profissional em um programa de pós-graduação em Educação em Ciências : elementos emergentes das representações sociais de discentes
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Professional development in a postgraduate program in Science Education : Emerging elements of students’ social representations
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta uma investigação qualitativa exploratória sobre o contexto de um programa de pós-graduação em Educação em Ciências, a partir das representações sociais dos discentes acerca de temas relacionados ao desenvolvimento profissional na docência em Ciências da Natureza. Foi realizada a coleta de dados via questionário e a interpretação destes ocorreu por meio de análise de conteúdo. O grupo investigado, constituído por estudantes de pós-graduação diplomados em cursos de licenciat ...
Este artigo apresenta uma investigação qualitativa exploratória sobre o contexto de um programa de pós-graduação em Educação em Ciências, a partir das representações sociais dos discentes acerca de temas relacionados ao desenvolvimento profissional na docência em Ciências da Natureza. Foi realizada a coleta de dados via questionário e a interpretação destes ocorreu por meio de análise de conteúdo. O grupo investigado, constituído por estudantes de pós-graduação diplomados em cursos de licenciatura, mostrouconvergência com fundamentos das abordagens construtivista, ciência-tecnologia-sociedade e sociocultural, incluindo tópicos atrelados às estratégias didáticas, tendências pedagógicas e avaliação da aprendizagem. Os participantes também evocaram diferentesracionalidades quando perguntados sobre a formação docente. A identificação das representações sociais e a conscientização dos sujeitos acerca desses temas foram consideradas como procedimentos que podem ajudar os estudantes a construírem pensamentos sobre as realidades com as quais interagem e os referenciais pedagógicos pelos quais se orientam, as qualidades docentes que pretendem constituir e a natureza da formação a partir da qual intencionam desenvolver-se. Infere-se que os programas de pós-graduação,além de serem espaços formativos capazes de propiciar a elaboração e a realização de projetos de pesquisa científica, também podem estimular a construção de projetos de desenvolvimento profissional de seus estudantes, ao se apresentarem como lócus de discussão sobre os meios, os fins e os contextos atrelados ao trabalho do magistério. ...
Abstract
This article presents an exploratory qualitative investigation into the context of a postgraduate program in Science Education, based on students’ social representations about topics related to the professional development of Natural Sciences teachers. Data was collected via questionnaire and interpreted through content analysis. The group investigated, made up of postgraduate students graduated in teacher education programs, showed convergence with the foundations of constructivist, Science-Te ...
This article presents an exploratory qualitative investigation into the context of a postgraduate program in Science Education, based on students’ social representations about topics related to the professional development of Natural Sciences teachers. Data was collected via questionnaire and interpreted through content analysis. The group investigated, made up of postgraduate students graduated in teacher education programs, showed convergence with the foundations of constructivist, Science-Technology-Society and sociocultural approaches, including topics linked to teaching strategies, pedagogical trends and learning assessment. Participants also evoked different rationalities when asked about teacher education. The identification of social representations and the awareness of subjects about such themes were considered as procedures that can help students to construct thoughts about the realities with which they interact and the pedagogical references by which they are guided, the teaching qualities they intend to constitute and the nature of the training from which they intend to develop. It is inferred that postgraduate programs, in addition to being training spaces capable of facilitating the elaboration and implementation of scientific research projects, can also stimulate the construction of professional development projects for their students by presenting themselves as a locusof discussion about the means, ends and contexts linked to the teaching work. ...
Contido em
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, RS. Vol. 13, n. 1 (2024), p. 1-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)
Este item está licenciado na Creative Commons License