Fazendo nuvens com docentes e estudantes em meio à pandemia
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Data
2024Tipo
Outro título
Creating clouds with teachers and students during the pandemic
Haciendo nubes con docentes y estudiantes en medio de la pandemia
Assunto
Resumo
O presente ensaio apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado defendida noprograma de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizada entre os anos de 2020 e 2022, em meio à eclosão da pandemia de Covid-19, uma pesquisa acompanhou a realização do projeto de extensão Carta ao mundo de que vem, que visou a construção de uma carta coletiva, envolvida estudantes e docentes de escolas de educação infantil e ensino fundam ...
O presente ensaio apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado defendida noprograma de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizada entre os anos de 2020 e 2022, em meio à eclosão da pandemia de Covid-19, uma pesquisa acompanhou a realização do projeto de extensão Carta ao mundo de que vem, que visou a construção de uma carta coletiva, envolvida estudantes e docentes de escolas de educação infantil e ensino fundamental do Rio Gredo Sul, Bahia e Portugal. A estratégia de aproximação dos estudantes e instituições se deu de forma remota, sendo a nuvem uma figura importante, a nuvem como repositório digital (armazém-se dados na nuvem) e como habitante do céu (disponível a quem se dispuser aolhar para cima). Este ensaio está situado a partir de duas perguntas: 1) "como pesquisar em tempos de pandemia?"; 2) "como produzir em coletivo com pessoas que não seconhecemos?". Na tentativa de responder a estas questões, busca-se mostrar algo e movimentos cartográficos da pesquisa, resultando em seis pistas anuviadas: 1) o que queremos salvar na nuvem?; 2) qual o sabor de uma nuvem?; 3) o que se passa numa nuvem?; 4) o que você está vendendo nesta nuvem?; 5) como era o mundo antes da pandemia?; 6)como foi viver na escola durante uma pandemia? Para além das respostas, interessa-nós opotencial de cada uma destas pistas, perguntas que, como nuvens, ainda pairam no ar. ...
Abstract
This essay presents the results of a master's dissertation research from the Post-Graduate Program on Social and Institutional Psychology of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Carried out between 2020 and 2022 during the COVID-19 pandemic, the research followed the execution of the extension project Carta ao mundo que vem (Letter to the world to come), which aimed to create a collective letter involving students and teachers from pre-schools and elementary schools from Rio Gra ...
This essay presents the results of a master's dissertation research from the Post-Graduate Program on Social and Institutional Psychology of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Carried out between 2020 and 2022 during the COVID-19 pandemic, the research followed the execution of the extension project Carta ao mundo que vem (Letter to the world to come), which aimed to create a collective letter involving students and teachers from pre-schools and elementary schools from Rio Grande do Sul, Bahia and Portugal. The strategy to approach students and institutions was implemented remotely, being clouds an important figure as a digital storage system (where it's possible to store data in clouds) and as an inhabitant of the sky (always there for those who are willing to look up). This essay stems from two questions: 1) "how to research in pandemic times?"; 2) "how to create collectively with people who do not know each other?". In the attempt to answer these questions, we seek to present some research cartographic movements, resulting in six clouded clues: 1) what do we want to store in the cloud?; 2) what does a cloud taste like?; 3) what happens in a cloud?; 4) what can you see from this cloud?; 5) what was the world like before the pandemic?; 6) what was school like during the pandemic? Beyond the answers, we are interested in the potential of each of these clues and questions that, just like clouds, still hover in the air. ...
Resumen
El presente ensayo presenta los resultados de una disertación de maestria defendida en el Programa de Posgrado en Psicologia Social e Institucional de la Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), Realizada entre los años 2020 y 2022 en medio de la eclosión de la pandemia de Covid-19. La investigación acompañó la realización del proyecto de extensión "Carta al mundo que viene", cuyo objetivo fue la construcción de una carta colectiva, involucrando a estudiantes y profesoras de escuelas ...
El presente ensayo presenta los resultados de una disertación de maestria defendida en el Programa de Posgrado en Psicologia Social e Institucional de la Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), Realizada entre los años 2020 y 2022 en medio de la eclosión de la pandemia de Covid-19. La investigación acompañó la realización del proyecto de extensión "Carta al mundo que viene", cuyo objetivo fue la construcción de una carta colectiva, involucrando a estudiantes y profesoras de escuelas de educación infantil y enseñanza primaria de Rio Grande do Sul, Bahia y Portugal. La estrategia de acercamiento de los estudiantes e instituciones se dio de forma remota, siendo la nube una figura importante: la nube como repositorio digital (se almacena datos en la nube) y como habitante del cielo (disponible para quien se disponga a mirar hacia arriba). Este ensayo se sitúa a partir de dos preguntas: 1) "¿Cómo buscar en tiempos de pandemia?" (2) "¿Cómo crear en un colectivo con personas que no se conocen?". En el intento de responder a estas preguntas, se busca mostrar algunos movimientos cartográficos de la investigación, resultando en seis pistas anuviadas: 1) ¿qué queremos guardar en la nube? 2) ¿Qué sabor tiene una nube?; 3) ¿Qué ocurre en una nube?; 4) ¿Qué vemos en esta nube?; 5) ¿Cómo era el mundo antes de la pandemia?; 6) ¿Cómo fue vivir en la escuela durante la pandemia?. Más allá de las respuestas, nos interesa el potencial de cada una de estas pistas y preguntas que, como nubes, aún flotan en el aire. ...
Contido em
Childhood & philosophy : international council for inquiry with children. Rio de Janeiro. Vol. 20 (jun. 2024), p. 1-14
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