Identificação dos aspectos sociais e afetivos da competência socioafetiva resiliência de discentes no ensino superior em ambiente virtual de aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Identification of social and affective aspects of socio-affective competence resilience of students in higher education in a virtual learning environment
Assunto
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar os aspectos sociais e afetivos da com-petência socioafetiva resiliência em discentes do ensino superior em am-biente virtual de aprendizagem. À medida que os estudantes enfrentam adversidades acadêmicas, adaptação a novos ambientes e demandas emo-cionais e sociais, torna-se evidente a necessidade de construírem compe-tências socioafetivas. Contudo, é fundamental investigar quais são os as-pectos sociais e afetivos que podem impactar na construção da resiliê ...
O objetivo deste artigo é identificar os aspectos sociais e afetivos da com-petência socioafetiva resiliência em discentes do ensino superior em am-biente virtual de aprendizagem. À medida que os estudantes enfrentam adversidades acadêmicas, adaptação a novos ambientes e demandas emo-cionais e sociais, torna-se evidente a necessidade de construírem compe-tências socioafetivas. Contudo, é fundamental investigar quais são os as-pectos sociais e afetivos que podem impactar na construção da resiliência do estudante. Para alcançar tal propósito, foi realizada uma avaliação com especialistas em competências socioafetivas e educação a distância, abran-gendo 119 itens de sete escalas e questionários de resiliência, juntamente com o conjunto dos elementos de conhecimentos, habilidades e atitudes dessa competência. Desse modo, os resultados revelaram a importância dos aspectos afetivos e sociais: confiança, esforço, animação, entusiasmo, interesse, serenidade, realização, esperança, satisfação, orgulho, abertura, independência e colaboração. Logo, esses resultados fornecem uma visão abrangente dos aspectos que podem influenciar a construção da compe-tência socioafetiva resiliência, enfatizando a interconexão desses indica-dores e sua importância para os estudantes enfrentarem as adversidades oriundas das relações estabelecidas em ambiente virtual de aprendizagem, especialmente na educação a distância. ...
Abstract
The aim of this paper is to identify the social and affective aspects of the socio-affective competence resilience of higher education students in a virtual learning environment. Adapting to new environments and emotional and social demands make evident the need for students to construct socio-affective competences in the face of academic adversities. However, it is essential to investigate what are the social and affective aspects that can impact on construction of student resilience. To achie ...
The aim of this paper is to identify the social and affective aspects of the socio-affective competence resilience of higher education students in a virtual learning environment. Adapting to new environments and emotional and social demands make evident the need for students to construct socio-affective competences in the face of academic adversities. However, it is essential to investigate what are the social and affective aspects that can impact on construction of student resilience. To achieve this purpose, an assessment was conducted with experts in socio-affective competences, covering 119 items from seven scales and questionnaires of resilience, along with an elements set of knowledge, skills and attitudes with this competence. Thus, the findings revealed the importance of affective and social aspects: confidence, effort, excited, enthusiasm, interest, serenity, accomplishment, hope, satisfied, pride, openness, independence and collaboration. Therefore, these results provide a comprehensive view of the aspects that can influence the construction of socio-affective competence, particularly resilience, emphasizing the interconnection of these indicators and their importance for students to face the adversities arising from the relationships established in the virtual learning environment. ...
Contido em
EAD em Foco. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 14, n. 1 (2024), e2269, p. 1-15
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)
Este item está licenciado na Creative Commons License