I-witness : autobiography and fiction in Margaret Atwood’s Cat’s eye
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação explora a interação entre elementos autobiográficos e ficcionais no romance de Margaret Atwood Cat's Eye. A análise está estruturada em três capítulos, cada um mergulhando em dimensões distintas desta relação. No primeiro capítulo, o estudo navega pelos conceitos apresentados em diferentes ondas de estudos autobiográficos, examinando a evolução de ideias em torno de tais narrativas, estabelecendo paralelos e distinções com o romance analisado quanto ao que se alinha ou se afast ...
Esta dissertação explora a interação entre elementos autobiográficos e ficcionais no romance de Margaret Atwood Cat's Eye. A análise está estruturada em três capítulos, cada um mergulhando em dimensões distintas desta relação. No primeiro capítulo, o estudo navega pelos conceitos apresentados em diferentes ondas de estudos autobiográficos, examinando a evolução de ideias em torno de tais narrativas, estabelecendo paralelos e distinções com o romance analisado quanto ao que se alinha ou se afasta desses arcabouços teóricos. O suporte teórico ocorre a partir de Misch (1907), Olney (1980), LeJeune (1975), Gusdorf (1980) e outros estudiosos de diferentes ondas. O segundo capítulo dirige o foco para a figura pública de Atwood e sua relação dinâmica com a fama. Ele disseca as implicações das escolhas da escritora na formação de sua persona pública e como essas escolhas ressoam em elementos da obra. Esta seção visa descobrir as maneiras como Atwood trabalha com sua vida pessoal no domínio público e qual o impacto de sua fama nas dimensões autobiográficas do romance. York (2006) e Cooke (2000) são os principais suportes nessa seção. O terceiro capítulo trabalha com a proposição apresentada por Cooke (1992), fazendo uma leitura de Cat's Eye como uma autobiografia fictícia. Essa parte do estudo examina como Atwood desafia noções convencionais de autobiografia no romance, bem como outras contribuições relevantes nessa linha. Estudos como os de Ingersoll (1991), Hite (1995), De Jong (1998) e Banerjee (1990) foram trazidos por sua relevância e conexão com o tema desta tese. Busco contribuir para a compreensão mais ampla de como autores negociam suas experiências pessoais no âmbito da ficção, oferecendo novas perspectivas sobre as diferentes formas como a autobiografia e a ficção autobiográfica se apresentam. ...
Abstract
The aim of the present thesis is to verify how the interplay between autobiographical and fictional elements is put to play in Margaret Atwood's novel, Cat's Eye. The analysis is structured into three main chapters, each delving into distinct dimensions of this relationship. In the first chapter, the study navigates through the concepts presented in different waves of autobiographical studies, examining the evolution of ideas surrounding autobiographical narratives. Drawing parallels and distin ...
The aim of the present thesis is to verify how the interplay between autobiographical and fictional elements is put to play in Margaret Atwood's novel, Cat's Eye. The analysis is structured into three main chapters, each delving into distinct dimensions of this relationship. In the first chapter, the study navigates through the concepts presented in different waves of autobiographical studies, examining the evolution of ideas surrounding autobiographical narratives. Drawing parallels and distinctions, it scrutinizes how the novel aligns or diverges from these theoretical frameworks, offering insights into the nuanced ways autobiographical elements manifest within the narrative. Theoretical support is assessed mainly from Misch (1907), Olney (1980), LeJeune (1975), and Gusdorf (1980). The second chapter shifts focus on Atwood's public figure and her dynamic relationship with fame. It dissects the implications of the writer’s choices in shaping her public persona and how these choices resonate within Cat's Eye. This section aims to uncover how Atwood negotiates her personal life within the public domain and the impact of her fame on the novel's autobiographical dimensions. York (2006) and Cooke (2000) provide the main support in this section. The third chapter engages with the proposition put forth by Cooke (1992), proposing the reading of Cat's Eye as a fictive autobiography. This part of the study explores Cooke's arguments, examining how Atwood challenges conventional notions of autobiography and narrative closure within the novel. Studies by Ingersoll (1991), Hite (1995), De Jong (1998), and Banerjee (1990), are brought for their relevance and connection with this theme. This study seeks to contribute to the broader understanding of how authors negotiate their personal experiences within the realm of fiction, offering new perspectives on the different ways autobiography and autobiographical fiction present themselves. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2893)Letras (1781)
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