Habilidades sociais no enfrentamento à pandemia nos mercados alimentares territoriais : uma análise a partir do Médio Alto Uruguai e do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
Data
2024Tipo
Outro título
Social skills in coping with the pandemic in territorial food markets : an analysis from the Médio Alto Uruguai and the Litoral Norte of Rio Grande do Sul
Habilidades sociales para hacer frente a la pandemia en los mercados territoriales de alimentos : un análisis desde el Médio Alto Uruguai y el Litoral Norte de Rio Grande do Sul
Assunto
Resumo
O artigo analisa as habilidades sociais mobilizadas no enfrentamento à pandemia da Covid-19 a partir da construção de mercados alimentares territoriais. Em diálogo com a Teoria dos Campos de Ação Estratégica, foram analisadas estratégias de digitalização dos processos de comercialização empreendidas por atores hábeis e suas coalizões políticas em dois territórios do Rio Grande do Sul: Litoral Norte e Médio Alto Uruguai. A pesquisa envolveu observação direta da estruturação de sistemas digitais ...
O artigo analisa as habilidades sociais mobilizadas no enfrentamento à pandemia da Covid-19 a partir da construção de mercados alimentares territoriais. Em diálogo com a Teoria dos Campos de Ação Estratégica, foram analisadas estratégias de digitalização dos processos de comercialização empreendidas por atores hábeis e suas coalizões políticas em dois territórios do Rio Grande do Sul: Litoral Norte e Médio Alto Uruguai. A pesquisa envolveu observação direta da estruturação de sistemas digitais de venda de alimentos e 72 entrevistas realizadas com atores envolvidos na construção desses sistemas (gestores, agricultores, consumidores, lideranças políticas, consultores). As entrevistas foram conduzidas entre novembro de 2020 e novembro de 2021. Elas foram transcritas e processadas utilizando o software NVivo, para posterior análise de conteúdo. Os resultados demonstram que, em ambos os territórios, a configuração das estratégias foi influenciada pela capacidade diferenciada de engajamento de outros atores, notadamente das organizações de agricultores familiares e de consumidores; pelas características socioeconômicas específicas de cada território, com destaque para a distância dos centros de consumo; e, de maneira especial, pela ausência de políticas públicas voltadas ao fortalecimento de mercados alimentares territoriais face a um contexto de desmantelamento da estrutura estatal de suporte à agricultura familiar durante o governo Bolsonaro. As conclusões do estudo sugerem que as habilidades sociais das organizações analisadas permitiram a construção mecanismos de resiliência relevantes durante os momentos mais críticos da pandemia, mas que, face às barreiras institucionais, logísticas e políticas com os quais se depararam, não tiveram condições de produzir mudanças substanciais no sentido da territorialização dos mercados alimentares. ...
Abstract
The article analyzes social skills mobilized in facing the Covid-19 pandemic for constructing territorial food markets. In dialogue with the Theory of Strategic Action Fields, we investigated markets digitalization strategies undertaken by skilled actors as well as their political coalitions in two territories of Rio Grande do Sul: Litoral Norte and Médio Alto Uruguai. The research involved direct observation of structuring of digital food marketing systems and 72 interviews carried out with ac ...
The article analyzes social skills mobilized in facing the Covid-19 pandemic for constructing territorial food markets. In dialogue with the Theory of Strategic Action Fields, we investigated markets digitalization strategies undertaken by skilled actors as well as their political coalitions in two territories of Rio Grande do Sul: Litoral Norte and Médio Alto Uruguai. The research involved direct observation of structuring of digital food marketing systems and 72 interviews carried out with actors involved in the construction of these markets (managers, farmers, consumers, political leaders, consultants). Interviews were carried out between November 2020 and November 2021. They were transcribed and processed using NVivo software for subsequent content analysis. Findings show that, in both territories, the design of strategies was influenced by the distinctive capacity for engaging other actors, notably family farmer and consumer organizations; the specific socioeconomic characteristics of each territory, with emphasis on the distance from consumption centers; and, in particular, by the absence of external public policies to strengthen territorial food markets, in view of a context of dismantling of the state structure in support for family farming during the Bolsonaro administration . The study’s findings suggest that the social skills demonstrated by the organizations allowed the construction of relevant resilience mechanisms during the most critical moments of the pandemic, but that, given the institutional, logistical and political barriers they faced, they were unable to produce substantial changes towards the territorialization of food markets. ...
Resumen
El artículo analiza las habilidades sociales movilizadas para enfrentar la pandemia de Covid 19 a través de la construcción de mercados territoriales de alimentos. En diálogo con la Teoría de los Campos de Acción Estratégicos, se destacaron estrategias de digitalización de los procesos de negociación emprendidos por actores capacitados y sus coaliciones políticas en dos territorios de Rio Grande do Sul: Costa Norte y Medio Alto Uruguay. La investigación implicó la observación directa de la estr ...
El artículo analiza las habilidades sociales movilizadas para enfrentar la pandemia de Covid 19 a través de la construcción de mercados territoriales de alimentos. En diálogo con la Teoría de los Campos de Acción Estratégicos, se destacaron estrategias de digitalización de los procesos de negociación emprendidos por actores capacitados y sus coaliciones políticas en dos territorios de Rio Grande do Sul: Costa Norte y Medio Alto Uruguay. La investigación implicó la observación directa de la estructuración de los sistemas digitales de venta de alimentos y 72 entrevistas realizadas a actores involucrados en la construcción de estos sistemas (gerentes, agricultores, consumidores, líderes políticos, consultores). Las entrevistas se realizaron entre noviembre de 2020 y noviembre de 2021. Fueron transcritas y procesadas mediante el software NVivo, para su posterior análisis de contenido. Los resultados demuestran que, en ambos territorios, la configuración de las estrategias estuvo influenciada por la diferente capacidad de involucramiento de otros actores, en particular las organizaciones de agricultores familiares y de consumidores; por las características socioeconómicas específicas de cada territorio, con énfasis en la lejanía de los centros de consumo; y, en particular, por la ausencia de políticas públicas externas para fortalecer los mercados territoriales de alimentos, enfrentan un contexto de desmantelamiento de la estructura estatal de apoyo a la agricultura familiar durante el gobierno de Bolsonaro. Las conclusiones del estudio sugieren que las habilidades sociales demostradas por las organizaciones permitieron construir mecanismos de resiliencia relevantes durante los momentos más críticos de la pandemia, pero que, dadas las barreras institucionales, logísticas y políticas que enfrentaron, no lograron producir cambios sustanciales hacia La territorialización de los mercados de alimentos. ...
Contido em
Redes : revista do desenvolvimento regional. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 29 (2024), p. 1-27
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