A auto(trans)formação da prática docente : pedagogias emergentes na Educação de Jovens e Adultos
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Data
2024Tipo
Resumo
Este estudo aborda o processo de auto(trans)formação docente a partir das reflexões entretecidas no estágio de docência numa turma de EJA (Educação para Jovens e Adultos). Para tanto, objetiva compreender, discutir e refletir sobre possibilidades outras do ser docente, no desejo de ampliar o debate sobre os desafios da prática pedagógica nessa modalidade de ensino. A abordagem metodológica, de cunho qualitativo, contemplou a análise da narrativa autobiográfica presente nas reflexões do diário d ...
Este estudo aborda o processo de auto(trans)formação docente a partir das reflexões entretecidas no estágio de docência numa turma de EJA (Educação para Jovens e Adultos). Para tanto, objetiva compreender, discutir e refletir sobre possibilidades outras do ser docente, no desejo de ampliar o debate sobre os desafios da prática pedagógica nessa modalidade de ensino. A abordagem metodológica, de cunho qualitativo, contemplou a análise da narrativa autobiográfica presente nas reflexões do diário de classe do estágio. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de Josso (2004), Passeggi (2008; 2021), Nóvoa (1992; 2019), Zabalza (2004), Henz e Signor (2018). Como resultados, destacam-se as lições e as pedagogias emergentes, derivadas de um processo de auto(trans)formação do professor reflexivo. Em decorrência, apontam-se questões que sinalizam modos outros de compor a prática docente que visam o (des)envolvimento da pessoa em suas múltiplas dimensões: afetiva-social-cultural-política, na perspectiva de uma educação emancipadora, em que sujeitos jovens, adultos e idosos se reconheçam a(u)tores capazes de aprender e viver-com. ...
Contido em
Cadernos de estágio. Natal, RN. Vol. 6, n. 1 (jan/jun 2024) p. 59-72
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