Imagens sonoras : interações multimidia como estratégias de composição musical na trilha sonora do filme "NAU" (2022)
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este memorial de composição busca reconstituir meu processo de composição da música fílmica para o curta-metragem “NAU’ (2022), investigando como as interações da música com outras mídias visuais e sonoras constituíram estratégias de composição musical. O exame do processo compositivo destaca como a minha percepção da música em contexto multimídia fez emergir sentidos através de mecanismos complexos e simultâneos, que descrevo através de conceitos advindos das áreas da música, psicologia da mús ...
Este memorial de composição busca reconstituir meu processo de composição da música fílmica para o curta-metragem “NAU’ (2022), investigando como as interações da música com outras mídias visuais e sonoras constituíram estratégias de composição musical. O exame do processo compositivo destaca como a minha percepção da música em contexto multimídia fez emergir sentidos através de mecanismos complexos e simultâneos, que descrevo através de conceitos advindos das áreas da música, psicologia da música, semiótica musical e estudos fílmicos: congruência e associação, analogias, referencialidade extramusical, funções narrativas e níveis narrativos musicais. Descrevo os materiais musicais utilizados na composição, agrupando-os em famílias, e represento o processo compositivo em um gráfico genealógico que reconstitui em uma linha do tempo as decisões tomadas, conectando-as causalmente e relacionando-as à estrutura do filme e a outras mídias e referências externas. Examino as estratégias multimídia utilizadas na composição em três capítulos temáticos. No primeiro, aponto como as decisões sobre o nível narrativo da música (a localização de sua origem perante a narração e o mundo ficcional da diegese) originaram a “ideia identitária” que orientou a estética musical. No segundo capítulo, aponto como a evolução temporal de materiais musicais ao longo do filme foi orientada por analogias através do mapeamento de parâmetros musicais com outras mídias. Abordo também como referências associativas evocadas pelas músicas temporárias de outros autores abriram perspectivas criativas. No terceiro capítulo, exponho a aproximação da música à materialidade da imagem e dos objetos nela representados como um estratégia de criação e organização sonora. Identifico técnicas envolvendo a aproximação da escuta ao tato (hapticidade), a inclusão de ruídos indicadores das fontes dos sons (índices materialisantes), e como utilizei modelei materiais musicais na forma outros sons, sensações táteis e movimento, através da referencialidade icônica e anáfonos. ...
Abstract
This composition memorial aims to reconstruct my composition process during the music scoring for the short film NAU (2022). It investigates how the interactions between music and other visual and auditory media informed strategies for musical composition. The focus of the reasearch lies on how my perception of music within the multimedia context gave rise to meaning through complex and simultaneous mechanisms, described with concepts drawn from the fields of music, music psychology, musical se ...
This composition memorial aims to reconstruct my composition process during the music scoring for the short film NAU (2022). It investigates how the interactions between music and other visual and auditory media informed strategies for musical composition. The focus of the reasearch lies on how my perception of music within the multimedia context gave rise to meaning through complex and simultaneous mechanisms, described with concepts drawn from the fields of music, music psychology, musical semiotics, and film studies: congruence and association, analogies, extramusical referentiality, narrative functions, and musical narrative levels. I initiate by describing the musical materials used in the composition, grouping them into families, and representing the compositional process through a genealogical chart that reconstructs the decision-making timeline, causally connecting them and relating them to the film’s structure, other media and external references. I proceed to examine the multimedia strategies used in the composition in three thematic chapters. The first chapter discusses how decisions regarding the narrative level of the music (its position relative to the narration and the fictional world of the diegesis) gave rise to the “identity idea” that guided the musical aesthetics. The second chapters explains how the temporal evolution of musical materials throughout the film was guided by analogies through the mapping of musical parameters with other media. It also addresses how associative references evoked by temp tracks from other composers opened creative perspectives. The last chapters explores how the materiality of the image and objects depicted on it prompted strategies for the creation and organization of sound. I identify techniques involving the alignment of listening with touch (haptic perception), the inclusion of noise pointing to sonic sources (materializing indices), and how I shaped musical materials based on the form of tactile sensations, other sounds and movement (iconic referentiality and anaphones). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2886)Música (416)
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