Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBotelho, Ronaldo
dc.date.accessioned2024-11-09T00:21:39Z
dc.date.available2024-11-09T00:21:39Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281007
dc.description.abstractReflete sobre os desafios para a popularização da ciência, como traduzir o conhecimento científico em linguagem e formatos atraentes para estudantes e sociedade em geral, falta de infraestrutura e recursos tecnológicos, políticas públicas irregulares, entres outros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJornal da Universidade, 7 mar. 2024, n. 183pt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectPopularização da ciênciapt_BR
dc.subjectConhecimento popularpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleIniciativas de difusão da ciência esbarram no distanciamento que persiste entre saberes científicos e popularespt_BR
dc.typeArtigo de divulgaçãopt_BR
dc.contributor.photographerPires, Marcelo
dc.description.image1- Em sala de aula, três estudantes, de costas, estão atentos à professora/pesquisadora que está junto ao quadro negro, apontando para o desenho de uma bactéria flagelada. Outros desenho espalhados são de cocos, estreptococos, diplococos e vibriões. Ela está de lado e usa um jaleco branco com a marca promocional da UFRGS bordada na manga. Fonte: Secretaria de Comunicação Social/UFRGS, [20--]. Colorida. 2- Em plano geral, a criança Elvira Alicia Aparicio Cordero (segunda da esquerda para a direita) está de pé, entre três colegas lado a lado, em colégio de freiras no Peru, década de 1980. Fonte: Arquivo de Elvira Alicia Aparicio Cordero, [198-]. Colorida. 3- Durante atividade sobre astronomia cultural (constelações africanas e indígenas), uma constelação está projetada em quadro branco e estudantes do ensino fundamental estendem seus braços e apontam para estrelas e astros específicos. As crianças estão de costas e penas partes das cabeças são visualizadas. Fonte: Arquivo de Maria Priscilla dos Santos, [20--]. Colorida.pt_BR
dc.contributor.interviewedsourcesCordero, Elvira Alicia Aparicio
dc.contributor.interviewedsourcesBrito, Alan Alves
dc.contributor.interviewedsourcesLorenzoni, Bruna Bertoglio
dc.contributor.interviewedsourcesCarraro, Cristina Campos
dc.contributor.interviewedsourcesBaptista, Vanise
dc.contributor.interviewedsourcesNunes, Marília Forgearini
dc.contributor.interviewedsourcesOliveira, Marcos Roberto de
dc.title.secondaryPopularização | As novas tecnologias e os ambientes por elas gerados potencializaram os meios de acesso à ciência, mas a interação, a sensibilidade e a contextualização de conteúdos permanecem imperativas para a compreensão dos distintos saberes, avaliam pesquisadorespt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples