Iniciativas de difusão da ciência esbarram no distanciamento que persiste entre saberes científicos e populares
dc.contributor.author | Botelho, Ronaldo | |
dc.date.accessioned | 2024-11-09T00:21:39Z | |
dc.date.available | 2024-11-09T00:21:39Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281007 | |
dc.description.abstract | Reflete sobre os desafios para a popularização da ciência, como traduzir o conhecimento científico em linguagem e formatos atraentes para estudantes e sociedade em geral, falta de infraestrutura e recursos tecnológicos, políticas públicas irregulares, entres outros. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Jornal da Universidade, 7 mar. 2024, n. 183 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Popularização da ciência | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento popular | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | Iniciativas de difusão da ciência esbarram no distanciamento que persiste entre saberes científicos e populares | pt_BR |
dc.type | Artigo de divulgação | pt_BR |
dc.contributor.photographer | Pires, Marcelo | |
dc.description.image | 1- Em sala de aula, três estudantes, de costas, estão atentos à professora/pesquisadora que está junto ao quadro negro, apontando para o desenho de uma bactéria flagelada. Outros desenho espalhados são de cocos, estreptococos, diplococos e vibriões. Ela está de lado e usa um jaleco branco com a marca promocional da UFRGS bordada na manga. Fonte: Secretaria de Comunicação Social/UFRGS, [20--]. Colorida. 2- Em plano geral, a criança Elvira Alicia Aparicio Cordero (segunda da esquerda para a direita) está de pé, entre três colegas lado a lado, em colégio de freiras no Peru, década de 1980. Fonte: Arquivo de Elvira Alicia Aparicio Cordero, [198-]. Colorida. 3- Durante atividade sobre astronomia cultural (constelações africanas e indígenas), uma constelação está projetada em quadro branco e estudantes do ensino fundamental estendem seus braços e apontam para estrelas e astros específicos. As crianças estão de costas e penas partes das cabeças são visualizadas. Fonte: Arquivo de Maria Priscilla dos Santos, [20--]. Colorida. | pt_BR |
dc.contributor.interviewedsources | Cordero, Elvira Alicia Aparicio | |
dc.contributor.interviewedsources | Brito, Alan Alves | |
dc.contributor.interviewedsources | Lorenzoni, Bruna Bertoglio | |
dc.contributor.interviewedsources | Carraro, Cristina Campos | |
dc.contributor.interviewedsources | Baptista, Vanise | |
dc.contributor.interviewedsources | Nunes, Marília Forgearini | |
dc.contributor.interviewedsources | Oliveira, Marcos Roberto de | |
dc.title.secondary | Popularização | As novas tecnologias e os ambientes por elas gerados potencializaram os meios de acesso à ciência, mas a interação, a sensibilidade e a contextualização de conteúdos permanecem imperativas para a compreensão dos distintos saberes, avaliam pesquisadores | pt_BR |
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