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dc.contributor.authorGaleano, Giovana Barbieript_BR
dc.contributor.authorGuareschi, Neuza Maria de Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T06:52:37Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0104-6578pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280940pt_BR
dc.description.abstractDesde a psicologia social pós-estruturalista, neste artigo aproximamos os pensamentos de Michel Foucault,Giorgio Agamben e Walter Benjamin com o objetivo de problematizarasrelações entre neoliberalismoe escatologia que estãopresentes na atualidade política brasileira fundada na branquitude e no racismo estrutural. O períodopandêmico nos serve de contexto para analisar como a ideia de crise agencia e estendeno tempo a possibilidade de que práticas de exceção exponham a vida à morte. A máquina de moer gente da qual falamos é constituída, fundamentalmente,nas lógicas de qualificação e hierarquização das existências, produção de condições de vulnerabilidadee intensificação da precarização daspossibilidades devida.pt_BR
dc.description.abstractFrom post-structuralist social psychology, in this article, we approach the thoughts of Michel Foucault, Giorgio Agamben, and Walter Benjamin to problematize the relations between neoliberalism and eschatology that are present in the current Brazilian politics founded on whiteness and structural racism. The pandemic period serves us as a context to analyze how the idea of crisis agitates and extends in time the possibility that practices of exception expose life to death. The machine of grinding people concerning which we speak is constituted, fundamentally, in the logic of qualification and hierarchization of existences, production of conditions of vulnerability, and intensification of the precariousness of life possibilities.en
dc.description.abstractApartir de la psicología socialpostestructuralista,en este artículo nos acercamos al pensamiento de Michel Foucault, Giorgio Agambeny Walter Benjamin para problematizar las relaciones entre neoliberalismoyescatología presentesen la actual política brasileña fundada en lablancurayel racismo estructural.El período pandémico sirve decontexto para analizar cómo la idea decrisis agencia y extiende en eltiempo la posibilidad de que lasprácticas deexcepciónexpongan la vida a la muerte. Lamáquina de trirurar gentede laque hablamosseconstituye, fundamentalmente, en las lógicas decualificación y jerarquización de las existencias,producción de condiciones devulnerabilidad e intensificación dela precariedad de las posibilidades devida.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBarbarói. Santa Cruz do Sul. N. 63 (jan./jun. 2023), p. 37-58.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWhitenessen
dc.subjectBranquitudept_BR
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectNecropolíticapt_BR
dc.subjectNecrobiopoweren
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectBlanquitudes
dc.subjectNeoliberalismoes
dc.subjectNecrobiopoderes
dc.titleMáquina de moer gente : branquitude, descartabilidade e genocídiopt_BR
dc.title.alternativeThe people grinding machine : whiteness, discardability and genocideen
dc.title.alternativeMáquina detriturar personas : blancura, desechabilidad y genocidioes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001206788pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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