Evidências de validade e confiabilidade para uso da Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS-40) em estudantes da Bahia
Fecha
2024Autor
Otro título
Evidences of validity and reliability for use of the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS-40) in students of Bahia
Evidencias de validez y confiabilidad para el uso de la Escala de Preparación para el Aprendizaje Interprofesional (RIPLS-40) en estudiantes de Bahía
Materia
Resumo
Introdução: Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) é uma escala psicométrica de autorrelato que se propõe a avaliar a disponibilidade de estudantes e profissionais de saúde para o aprendizado compartilhado e colaborativo entre profissões de diferentes áreas. Desde que foi proposta originalmente na Inglaterra, em 1999, a RIPLS tem sido utilizada em diferentes países, incluindo o Brasil, num processo contínuo de aprimoramento e de demonstração de evidências de validade e confiabil ...
Introdução: Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) é uma escala psicométrica de autorrelato que se propõe a avaliar a disponibilidade de estudantes e profissionais de saúde para o aprendizado compartilhado e colaborativo entre profissões de diferentes áreas. Desde que foi proposta originalmente na Inglaterra, em 1999, a RIPLS tem sido utilizada em diferentes países, incluindo o Brasil, num processo contínuo de aprimoramento e de demonstração de evidências de validade e confiabilidade para uso e interpretação dos resultados obtidos com sua utilização. Objetivo: Avaliar evidências de validade e confiabilidade para a RIPLS-40 em uma amostra de estudantes de cursos de graduação em saúde de uma universidade pública localizada no interior do estado da Bahia. Metodologia: Participaram 205 estudantes de cinco cursos da área da saúde (Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Medicina e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde), com modelos de formação distintos: formação linear e em ciclos. Os dados foram coletados em sala de aula. Foram realizadas análises fatoriais/modelagens exploratórias de equações estruturais (ESEM) para avaliar a dimensionalidade do instrumento, bem como análises de confiabilidade e de comparação de grupos ao nível de p ≤ 0,05. Resultados: Os resultados das análises psicométricas indicaram ajuste satisfatório do modelo fatorial de três fatores: “Trabalho em equipe e colaboração” (CC = 0,89); “Identidade profissional” (C = 0,67); “Atenção centrada no paciente” (CC = 0,92). A RIPLS-40 foi capaz de diferenciar grupos e identificar atividades acadêmicas potentes para a promoção da interprofissionalidade. Conclusão: Foram demonstradas evidências de validade e de confiabilidade da RIPLS-40, sobretudo para os fatores “Trabalho em equipe e colaboração” e “Atenção centrada no paciente”. Estudos complementares são recomendados para o uso da escala RIPLS-40, em particular para o fator “Identidade profissional”, que vem apresentando fragilidade na validação nos contextos brasileiros, bem como em outros países. ...
Abstract
Introduction: Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) is a self-report psycho-metric scale that aims to assess the availability of students and health professionals for shared and collaborative learning between professions from different areas. Since it was originally proposed in England in 1999, RIPLS has been used in different countries, including Brazil, in a continuous process of improvement and demonstration of evidence of validity and reliability for use and interpretation ...
Introduction: Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) is a self-report psycho-metric scale that aims to assess the availability of students and health professionals for shared and collaborative learning between professions from different areas. Since it was originally proposed in England in 1999, RIPLS has been used in different countries, including Brazil, in a continuous process of improvement and demonstration of evidence of validity and reliability for use and interpretation of results obtained with its use. Objective: To evaluate evidence of validity and reliability for the RIPLS-40 in a sample of students from undergraduate health courses at a public university located in the interior of the state of Bahia. Method: 205 students participated in five health courses (Interdisciplinary Bachelor’s Degree in Health, Nursing, Medicine, Nutrition and Psychology), with different training models: linear and cycle training. Data were collected in the classroom. Factor analyses/exploratory structural equation modeling (ESEM) were carried out to evaluate the dimensionality of the instrument, as well as reliability and group comparison analyzes at the level of p ≤ 0.05. Results: The results of the psychometric analyzes indicated a satisfactory fit of the factor model with three factors: “Teamwork and collaboration” (CC = 0.89); “Professional identity” (C = 0.67); “Patient-centered care” (CC = 0.92). RIPLS-40 was able to differentiate groups and identify powerful academic activities for promoting interprofessionality. Conclusion: Evidence of vali-dity and reliability of the RIPLS-40 was demonstrated, especially for the factors “Teamwork and collaboration” and “Patient-centered care”. Additional studies are recommended for the use of the RIPLS-40 scale, in particular for the “Professional identity” factor, which has shown fragility in validation in Brazilian contexts, as well as in other countries. ...
Resumen
Introducción: Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) es una escala psico-métrica de autoinforme que tiene como objetivo evaluar la disponibilidad de estudiantes y profesionales de la salud para el aprendizaje compartido y colaborativo entre profesiones de diferentes áreas. Desde que fue propuesto originalmente en Inglaterra en 1999, RIPLS ha sido utilizado en diferentes países, incluido Brasil, en un proceso continuo de mejora y demostración de evidencia de validez y confiabilid ...
Introducción: Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) es una escala psico-métrica de autoinforme que tiene como objetivo evaluar la disponibilidad de estudiantes y profesionales de la salud para el aprendizaje compartido y colaborativo entre profesiones de diferentes áreas. Desde que fue propuesto originalmente en Inglaterra en 1999, RIPLS ha sido utilizado en diferentes países, incluido Brasil, en un proceso continuo de mejora y demostración de evidencia de validez y confiabilidad para el uso e interpretación de los resultados obtenidos con su uso. Objetivo: Evaluar evidencia de validez y confiabilidad del RIPLS-40 en una muestra de estudiantes de cursos de pregrado en salud de una universidad pública ubicada en el interior del estado de Bahía. Método: Participaron 205 estudiantes de cinco carreras de salud (Licenciatura Interdisciplinaria en Salud, Enfermería, Medicina, Nutrición y Psicología), con diferentes modelos de formación: lineal y cíclica. Los datos fueron recogidos en el aula. Se realizaron análisis factoriales/modelos exploratorios de ecuaciones estructurales (ESEM) para evaluar la dimensionalidad del instrumento, así como análisis de confiabilidad y comparación de grupos al nivel de p ≤ 0,05. Resultados: Los resultados de los análisis psicométricos indicaron un ajuste satisfactorio del modelo factorial de tres factores: “Trabajo en equipo y colaboración” (CC = 0,89); “Identidad profesional” (C = 0,67); “Atención centrada en el paciente” (CC = 0,92). RIPLS-40 pudo diferenciar grupos e identificar activida-des académicas poderosas para promover la interprofesionalidad. Conclusión: Se demostró evidencia de validez y confiabilidad del RIPLS-40, especialmente para los factores “Trabajo en equipo y colaboración” y “Atención centrada en el paciente”. Se recomiendan estudios adi-cionales para el uso de la escala RIPLS-40, en particular para el factor “Identidad profesional”, que ha mostrado fragilidad en la validación en contextos brasileños, así como en otros países. ...
En
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2024), p. 1-17
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