"A Viagem de Chihiro" : uma jornada de amadurecimento e resiliência pelo olhar do romance de formação
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise comparativa dos aspectos básicos do gênero literário classificado como romance de formação e a jornada formativa ilustrada pelo filme A Viagem de Chihiro (2001), dirigido pelo cineasta japonês Hayao Miyazaki. Através das definições do personagem principal em tais romances dada por Mikhail Bakhtin, a definição do enredo trazida por Franco Moretti, além das considerações de Cíntia Schwantes e André Corrêa Rollo sobre a relaçã ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise comparativa dos aspectos básicos do gênero literário classificado como romance de formação e a jornada formativa ilustrada pelo filme A Viagem de Chihiro (2001), dirigido pelo cineasta japonês Hayao Miyazaki. Através das definições do personagem principal em tais romances dada por Mikhail Bakhtin, a definição do enredo trazida por Franco Moretti, além das considerações de Cíntia Schwantes e André Corrêa Rollo sobre a relação desse gênero com produções literárias e audiovisuais que fogem da convenção histórica do Bildungsroman (termo que designa o romance de formação europeu dos séculos XVIII e XIX), é feita uma identificação dos aspectos básicos do romance de formação presentes no filme, classificando-o, assim, como uma ficção de formação. ...
Abstract
This paper aims to make a comparative analysis of the basic aspects of the literary genre classified as a formative novel and the formative journey illustrated by the film Spirited Away (2001), directed by Japanese filmmaker Hayao Miyazaki. Through the definitions of the main character in such novels given by Mikhail Bakhtin, the definition of the plot brought by Franco Moretti, in addition to the considerations of Cíntia Schwantes and André Corrêa Rollo on the relationship of this genre with l ...
This paper aims to make a comparative analysis of the basic aspects of the literary genre classified as a formative novel and the formative journey illustrated by the film Spirited Away (2001), directed by Japanese filmmaker Hayao Miyazaki. Through the definitions of the main character in such novels given by Mikhail Bakhtin, the definition of the plot brought by Franco Moretti, in addition to the considerations of Cíntia Schwantes and André Corrêa Rollo on the relationship of this genre with literary and audiovisual productions that deviate from the historical convention of the Bildungsroman (term that designates the European formative novel of the 18th and 19th centuries), an identification of the basic aspects of the formative novel present in the film is made, thus classifying it as a formative fiction. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Habilitação em Tradutor Português e Japonês: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Letras (1238)
Este item está licenciado na Creative Commons License