Desencadeando os lazeres : etnografia com crianças e adolescentes em acolhimento institucional
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O Acolhimento Institucional é uma medida de proteção prevista no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo que na esfera Estadual do Rio Grande do Sul (RS) é executada pela Fundação de Proteção Especial do RS (FPE). A FPE, um híbrido que acolhe aproximadamente 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilização, em Abrigos Residenciais (AR). Esses Abrigos Residenciais compõem os Núcleos de Abrigos Residenciais (NAR, que compreendem os AR). O objetivo geral da pesquisa fo ...
O Acolhimento Institucional é uma medida de proteção prevista no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo que na esfera Estadual do Rio Grande do Sul (RS) é executada pela Fundação de Proteção Especial do RS (FPE). A FPE, um híbrido que acolhe aproximadamente 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilização, em Abrigos Residenciais (AR). Esses Abrigos Residenciais compõem os Núcleos de Abrigos Residenciais (NAR, que compreendem os AR). O objetivo geral da pesquisa foi seguir as práticas de lazeres de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Assim como, compreender as associações em torno dos lazeres no Acolhimento Institucional de crianças e adolescentes. Mais especificamente busquei descrever como os lazeres são performados na esfera do Acolhimento Institucional e; compreender as agências acionadas nos lazeres dessas crianças e adolescentes. A metodologia que conduziu a pesquisa foi a etnografia, baseada nos estudos antropológicos de Marilyn Strathern. A investigação utilizou como teoria-método a Teoria do Ator-Rede de Bruno Latour. O campo analisado foi um dos Núcleos de Abrigos Residenciais (NAR Formiguinha) localizado em Porto Alegre, composto por três AR, que atendia 33 crianças e adolescentes. Ao longo de mais de um ano de empiria, estive em campo 42 vezes, produzindo assim o mesmo número de diários de campo. Os lazeres que segui acionam dois pontos de passagens obrigatórios: a FPE e as crianças e os adolescentes. A partir do campo empírico elaborei em co-autoria com as crianças e adolescentes o jogo de tabuleiro “Desencadeando” que traduz as associações relacionais entre a pesquisadora e as crianças e os adolescentes do NAR Formiguinha. Pensar os lazeres a partir da Teoria do Ator-Rede me permitiu compreendê-lo dentro da rede híbrida, com múltiplas associações, atores e agências que vão se performando de maneira dinâmica. Também me provocou a dialogar com diferentes conceitos de lazeres, abrindo possibilidades de pensar, viver e agir nessas práticas. ...
Abstract
Institutional Care is a protective measure foreseen in article 101 from the Statute of the Child and Adolescent. At the State level of Rio Grande do Sul (RS) it is executed by the Foundation of Special Protection from RS (FPE, in the Portuguese acronym). The FPE is a hybrid organization that shelters approximately 180 children and adolescents in vulnerability in Residential Shelters (AR). These Residential Shelters make up the Center of Residential Shelters (NAR, that encompasses the AR). The g ...
Institutional Care is a protective measure foreseen in article 101 from the Statute of the Child and Adolescent. At the State level of Rio Grande do Sul (RS) it is executed by the Foundation of Special Protection from RS (FPE, in the Portuguese acronym). The FPE is a hybrid organization that shelters approximately 180 children and adolescents in vulnerability in Residential Shelters (AR). These Residential Shelters make up the Center of Residential Shelters (NAR, that encompasses the AR). The general objective of this research was to follow the leisure practices of children and adolescents in institutional care as well as to understand the associations around such leisure practices in Institutional Care of children and adolescents. More specifically, I sought to describe how the practices of leisure are enacted at the domain of Institutional Care and to understand the agencies mobilized in such practices by these children and adolescents. An ethnographic methodology based on the anthropological studies of Marilyn Strathern guided this research. The investigation used Actor-Network-Theory by Bruno Latour as its theoretical-methodological framework. The field analyzed was of one of the Center of Residential Shelters (NAR Formiguinha) located in Porto Alegre, consisting of three AR that assisted 33 children and adolescents. Over the course of more than a year of empirical observation, I was in the field 42 times and produced the same amount of field diaries. The leisure practices I followed indicate two obligatory passage points: the FPE and the children and adolescents. Based on the empirical field work, I elaborated, in co-authorship with the children and adolescents, the boardgame “Unlocking” (Desencadeando) which translates the relational associations between researcher and the children and adolescents from NAR Formiguinha. By thinking about leisure practices based on Actor-Network-Theory, I was allowed to understand it within a hybrid network with multiple associations, actors and agencies that are enacted in dynamic ways. It has also provoked me to be in dialogue with different concepts of leisure, opening up possibilities for thinking, living and acting in these practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
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Ciências da Saúde (9084)
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