O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
dc.contributor.advisor | Wolff, Daniel | pt_BR |
dc.contributor.author | Alípio, Alisson Cardoso Monteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-03-12T06:01:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/28065 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work deals with the process of elaborating guitar fingerings for J. S. Bach’s Ciaccona BWV 1004 (original for violin). The aim was to develop a left hand fingering able to reflect the musical intentions of the present author. To this end, a model of analysis was established, in which the musical texture is divided and classified, based on theoretical references, into the following categories: melodic, harmonic, motivic and polyphonic. By analyzing the fingering used on transcriptions, and comparing it with the results of this research, we conclude that we can question a suggested fingering, because it reflects nothing more than the decisions of its author, whether musical or technical. From this we can deduce that they change according to our own decisions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Classical guitar | en |
dc.subject | Violão : Transcrição musical | pt_BR |
dc.subject | Melodia polifônica | pt_BR |
dc.subject | Fingering | en |
dc.subject | Transcription | en |
dc.subject | Digitação | pt_BR |
dc.subject | Motive | en |
dc.subject | Polyphonic melody | en |
dc.title | O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000767084 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Linguística, Letras e Artes (2958)Música (428)