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dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorSevero, Andrey de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:56:44Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280584pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é responder de que forma é possível problematizar a história do povo afro-brasileiro por meio do Cinema e da internet nas aulas de matemática. Para isso, foi implementada uma prática de sala de aula de matemática desenvolvida por Rosa e Powell (2024) que experiencia o filme Doutor Gama (2021) e reportagens jornalísticas de 1984 e de 2023, retiradas da internet, para discutir racismo. Nossa pesquisa, então, envolveu estudantes do ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre e buscou inspiração nas águas dos ancestrais que discutem relações étnico-raciais para compor o referencial teórico deste estudo. Por fim, as análises de dados, trouxe três eixos analíticos que emergiram dos axés recebidos e que apontam para uma matemática problematizadora que evidencia e analisa os problemas sob uma perspectiva social e matemática. Logo, é possível problematizar a história do povo afro-brasileiro “Com Encruzilhadas entre Cinema, Racismo e Educação Financeira”, “Com Encruzilhadas entre a Conscientização, Visão de Capital e Passado, Presente e Futuro” e “Com Encruzilhadas entre Análise Jornalística, História da Escravização e Mercado Financeiro”. Assim, encontramos encruzilhadas que possibilitam a problematização em um viés social, crítico e matemático.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to answer how it is possible to problematize the history of the Afro-Brazilian people through Cinema and the internet in mathematics classes. To this end, a mathematics classroom practice developed by Rosa & Powell (2024) was implemented, which experiments with the film Doctor Gama (2021) and news reports from 1984 and 2023, taken from the internet, to discuss racism. Our research, then, involved high school students from a public school in Porto Alegre and sought inspiration in the waters of ancestors that discuss ethnic-racial relations to compose the theoretical framework of this study. Finally, the data analysis brought three analytical axes that emerged from the axés received and that point to a problematizing mathematics that highlights and analyzes problems from a social and mathematical perspective. Therefore, it is possible to problematize the history of the Afro-Brazilian people “With Crossroads among Cinema, Racism and Financial Education”, “With Crossroads among Awareness, Vision of Capital and Past, Present and Future” and “With Crossroads among Journalistic Analysis, History of Slavery and Financial Market”. Thus, we find crossroads that allow problematization in a social, critical and mathematical bias.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationsen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectAnti-racist mathematics education.en
dc.titleCinema, internet e relações étnico-raciais no ensino e na aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212846pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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