A matemática escolar na sociedade tecnológica: uma possibilidade de educação para a cidadania
dc.contributor.advisor | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Fetter, Bruno Tumelero | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-26T06:56:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280572 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir das mudanças que se impõe pela realidade da sociedade tecnológica são necessárias reflexões acerca da forma como a Educação Matemática pode contribuir na formação cidadã. A presente pesquisa se propõe a investigar quais os indícios de perspectivas críticas de estudantes são identificados em práticas orientadas por princípios da Educação Matemática Crítica no contexto de uma sociedade tecnológica, tal questionamento se encaminha através de possibilidades de ensino voltadas ao princípio da educação para a cidadania utilizando os conceitos envoltos na Educação Libertadora de Paulo Freire e na Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose. O aprofundamento destes conceitos na realidade escolar regional, abriu margem para a proposição de uma prática docente dialógica em formato de projeto investigativo, tendo como temas geradores as demandas dos estudantes participantes, atravessando tais diálogos com a interpretação de dados e construção de argumentos e deduções embasados matematicamente via ferramentas tecnológicas. A partir dela, se utilizou uma metodologia qualitativa com o objetivo de verificar indícios do desenvolvimento crítico dos envolvidos, obtendo-se, através das análises, resultados que nos permitam refletir sobre se e como ocorre tal desenvolvimento. As categorias de análise foram definidas a partir dos três conhecimentos enfocados e mobilizados no processo pedagógico, sejam eles o conhecimento matemático, tecnológico e reflexivo. A partir delas, conclui-se a partir dos dados apresentados que o principal indício de desenvolvimento crítico das estudantes participantes foi evidenciado em momentos de diálogo entre elas e o público interno e externo à comunidade escolar, trazendo à tona a necessidade do estabelecimento de momentos de protagonismo e de trocas dialógicas, os quais requerem uma série de condições estruturais e curriculares que permitam a libertação dos corpos e mentes que estudam e ensinam matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on the changes imposed by the reality of technological society, reflections are necessary on how Mathematics Education can contribute to citizenship formation. The present research aims to investigate which signs of students' critical perspectives are identified in practices guided by the principles of Critical Mathematics Education in the context of a technological society. This questioning is directed through teaching possibilities focused on the principle of education for citizenship using the concepts involved in Paulo Freire's Liberating Education and Ole Skovsmose's Critical Mathematics Education. The deepening of these concepts in the regional school reality, opened the way for the proposition of a dialogical teaching practice in the format of an investigative project, having as generating themes the demands of the participating students, going through such dialogues with the interpretation of data and construction of arguments and deductions based on mathematically via technological tools. From there, a qualitative methodology was used with the aim of verifying signs of the critical development of those involved, obtaining, through analysis, results that allow us to reflect on whether and how such development occurs. The categories of analysis were defined based on the three knowledge focused and mobilized in the pedagogical process, be they mathematical, technological and reflective knowledge. From these, it can be concluded from the data presented that the main indication of critical development of the participating students was evidenced in moments of dialogue between them and the internal and external public of the school community, bringing to light the need to establish moments of protagonism and dialogical exchanges, which require a series of structural and curricular conditions that allow the liberation of bodies and minds that study and teach mathematics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | Liberating education | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Critical mathematics education | en |
dc.subject | Educação crítica | pt_BR |
dc.subject | Technological society | en |
dc.subject | Sociedade tecnológica | pt_BR |
dc.title | A matemática escolar na sociedade tecnológica: uma possibilidade de educação para a cidadania | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212784 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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