Mal-estar docente em professores de educação física escolar : uma revisão sistemática
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Teacher disease in school physical education teachers : a systematic review
Malestar docente en profesores de educación física escolar:una revisión sistemática
Assunto
Resumo
A presente revisão sistemática da literatura tem como objetivo mapear a produção sobre o mal-estar docente nos trabalhadores de Educação Física nos ambientes escolares, orientado pelo método Preferred Reporting Items for Systematic Revywes and Meta-Analyses (PRISMA). Realizada busca nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de periódicos da Capes, Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. A busca ocorreu independentemente por três pesquisadores. Foram selecionados artigos originais publicados em ...
A presente revisão sistemática da literatura tem como objetivo mapear a produção sobre o mal-estar docente nos trabalhadores de Educação Física nos ambientes escolares, orientado pelo método Preferred Reporting Items for Systematic Revywes and Meta-Analyses (PRISMA). Realizada busca nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de periódicos da Capes, Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. A busca ocorreu independentemente por três pesquisadores. Foram selecionados artigos originais publicados em português. Artigos de revisão de literatura, dissertações, capítulos de livros e editoriais foram excluídos. Foram identificados 723 artigos, publicados entre os anos de 2017 e 2022, dos quais 16 artigos foram selecionados para análise final. Os estudos apontaram que as causas de manifestações de mal-estar docente são multifatoriais, principalmente causadas pelas condiçõesde trabalho e desvalorização profissional. Como principais sugestões para o enfrentamentodessa manifestação, é necessário investir na formação continuada dos professores, bem como investimentos de políticas públicas para valorização do professor e das escolas. ...
Abstract
This systematic literature review aims to map the production on teacher malaise among Physical Education workers in school environments, guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) method. A search was carried out in the Google Scholar databases, Capes journal portal, Virtual Health Library and Scielo. The search was carried out independently by three researchers. Original articles published in Portuguese were selected. Literature review articles, d ...
This systematic literature review aims to map the production on teacher malaise among Physical Education workers in school environments, guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) method. A search was carried out in the Google Scholar databases, Capes journal portal, Virtual Health Library and Scielo. The search was carried out independently by three researchers. Original articles published in Portuguese were selected. Literature review articles, dissertations,book chapters and editorials were excluded. 723 articles were identified, published between 2017 and 2022, of which 16 articles were selected for final analysis. Studies have shown that the causes of manifestations of teacher malaise are multifactorial, mainly caused by working conditions and professional devaluation. As the main suggestions for tackling this manifestation, it is necessary to invest in the continued training ofteachers, as well as investments in public policies to value teachers and schools. ...
Resumen
Esta revisión sistemática de la literatura tiene como objetivo mapear la producción sobre el malestar docente entre los trabajadores de Educación Física en entornos escolares, guiada por el método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Se realizó una búsqueda en las bases de datos Google Scholar, portal de revistas Capes, Biblioteca Virtual en Saludy Scielo. La búsqueda fue realizada de forma independiente por tres investigadores. Se seleccionaronartículos ...
Esta revisión sistemática de la literatura tiene como objetivo mapear la producción sobre el malestar docente entre los trabajadores de Educación Física en entornos escolares, guiada por el método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Se realizó una búsqueda en las bases de datos Google Scholar, portal de revistas Capes, Biblioteca Virtual en Saludy Scielo. La búsqueda fue realizada de forma independiente por tres investigadores. Se seleccionaronartículos originales publicados en portugués. Se excluyeron artículos de revisión de literatura, disertaciones, capítulos de libros y editoriales. Se identificaron 723 artículos, publicados entre 2017 y 2022, de los cuales se seleccionaron 16 artículos para el análisis final. Los estudios han demostradoque las causas de las manifestaciones de malestar docente son multifactoriales, causadas principalmentepor las condiciones laborales y la devaluación profesional. Como principales sugerencias para enfrentaresta manifestación, es necesario invertir en la formación continua de los docentes, así como inversiones en políticas públicas para valorar a los docentes y las escuelas. ...
Contido em
Revista didática sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 25, n.2 (2023), p. 119–140.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências da Saúde (11180)
Este item está licenciado na Creative Commons License